Para Alexandre de Moraes: Bolsonaro e demais réus são culpados por tentativa de golpe de estado
9 de setembro de 2025 0 Por Redação Em NotíciaRelator da ação penal na Primeira Turma do STF, Moraes defende que todos os crimes imputados pela PGR foram praticados em concurso de agentes e material; julgamento segue com expectativa de conclusão até sexta-feira
O ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal sobre a suposta tentativa de golpe de Estado, votou pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos outros sete réus por todos os crimes imputados pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A votação teve início nesta terça-feira (9) e é um dos momentos cruciais da semana decisiva para o futuro dos acusados.
“Os réus, portanto, praticaram todas as infrações penais imputadas pela Procuradoria-Geral da República em concurso de agentes e em concurso material”, afirmou Moraes em seu voto. O julgamento, conduzido pela Primeira Turma do STF, tem previsão de ser concluído até sexta-feira, com sessões diárias.
Antes de proferir seu voto, o ministro refutou as questões preliminares levantadas pelas defesas, que buscavam invalidar provas do processo. Moraes já havia dado indicativos claros de sua posição, afirmando que não há dúvidas de que Bolsonaro discutiu com as Forças Armadas a quebra da normalidade constitucional e que “anotações golpistas” do general Augusto Heleno não devem ser normalizadas.

O julgamento, que pode ser acompanhado ao vivo pelo site e canal do YouTube da BBC News Brasil, assim como pelos canais do STF, segue com os votos dos ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. A expectativa é que cada voto seja proferido ao longo dos próximos quatro dias.






