Cristiano Zanin marcou o julgamento de Bolsonaro e outros sete réus
15 de agosto de 2025O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Cristiano Zanin, marcou para o dia 02 de setembro o início do julgamento dos réus denunciados no núcleo um da trama golpista.
Jair Bolsonaro, Waldemar Braga Netto, Mauro Cid, Augusto Heleno, Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Paulo Sérgio Nogueira, integrantes do chamado núcleo um ou núcleo essencial, serão julgados pela primeira turma do STF, composta por Cristiano Zanin (presidente), Alexandre de Moraes (relator), Luiz Fux (revisor), Flávio Dino e Cármen Lúcia.
Segundo especulações baseadas nos últimos acontecimentos durante as oitivas de testemunhas, por conta do modo como o Ministro Luiz Fux portou-se, algumas vezes mostrando comportamento divergente ao de Alexandre de Moraes, alguns analistas apostam na possibilidade de Fux pedir vistas do processo, interrompendo o julgamento pelo prazo regimental de até 90 dias, o que poderia estender o trâmite até o início de dezembro, mas possibilitando ainda a decisão para este ano.

Não há consenso, entre os analistas, como dito, trata-se tão somente de especulação sobre esta probabilidade. Entretanto, aqueles que não acreditam nesta possibilidade dizem que o ministro pode divergir apenas na pena aplicada, devendo aplicar o princípio da consunção, ou seja, a pena mais gravosa absorve as demais.







