Roberto Jefferson resiste a prisão e ataca policiais federais
23 de outubro de 2022‘O pau cantou’, diz ex-deputado, em vídeo publicado nas redes sociais; Polícia Federal informa que feridos passam bem
Agentes ficaram feridos, porém, sem gravidades.
O ex-deputado Roberto Jefferson disparou tiros e granadas contra policiais federais no começo da tarde no interior do Rio de Janeiro em Comendador Levy Gasparian. A informação foi confirmada pela PF e pelo advogado de Jefferson.
Os agentes da PF encontraram resistência do ex-deputado que de sua casa fez os primeiros disparos com fuzil e arremessou três granadas. Os agentes não revidaram.
Dois policiais foram atingidos por estilhaços e estão bem. O delegado Marcelo Vilella e a policial Karina Lino tiveram escoriações na perna e na cabeça. Os dois foram encaminhados para um hospital da região, mas já receberam alta.
Apesar de confirmar os disparos, Jefferson disse que não teriam sido direcionados aos agentes. “Não atirei em ninguém para pegar. Atirei no carro e perto deles”.
Até o momento, a informação é de que Roberto Jefferson não tenha se entregado.
Em posse dos acontecimentos, Jair Bolsonaro, que tem apoio de Jefferson na corrida presidencial, determinou a ida do ministro da Justiça, Anderson Torres, ao local para contribuir com as negociações.
Ver essa foto no Instagram
Entenda o Caso
Roberto Jefferson é investigado no inquérito que apura atividades de uma organização criminosa que teria agido para atendar contra o estado democrático de direito e atualmente cumpre prisão domiciliar.
Uma das medidas no cumprimento da prisão é não participar de redes sociais, mas nos últimos dias, veiculou um vídeo onde o ex-deputado teria proferido ofensas contra a ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, ao reclamar da decisão tomada por ela.
Com os recentes fatos, o ministro Alexandre de Moraes revogou a prisão domiciliar alegando “notórios e públicos descumprimentos” de decisões judiciais.
As condutas de Jefferson podem configurar novo crime, afirma Moraes.
Nota da Polícia Federal
“A Polícia Federal informa que, na data de hoje (23/10), cumpre mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal, na cidade de Levy Gasparian, no estado do Rio de Janeiro.
Durante a diligência, o alvo do mandado reagiu à ordem de prisão anunciada pelos policiais federais. Na ação, dois policiais foram feridos por estilhaços de granada arremessada pelo alvo e levados imediatamente ao pronto socorro. Após o atendimento médico, ambos foram liberados e passam bem.
A equipe da PF foi reforçada e os policiais permanecem no local com o objetivo de cumprir a determinação judicial.”