Lula tem 52% dos votos válidos e pode vencer em primeiro turno, segundo pesquisa Ipec

Lula tem 52% dos votos válidos e pode vencer em primeiro turno, segundo pesquisa Ipec

29 de setembro de 2022 0 Por Redação Em Notícia

Lula tem 52% dos votos válidos e pode liquidar a fatura no primeiro turno, segundo pesquisa Ipec

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando a corrida ao Palácio do Planalto, com chances de vencer a disputa no primeiro turno, segundo a pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta segunda-feira (26).

De acordo com o levantamento, Lula tem 48% das intenções de voto contra 31% do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição.

Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar com 6% e Simone Tebet (MDB), com 5%. 

Os votos em brancos ou nulo somam 4%. Não souberam responder, outros 4%.

No levantamento anterior, divulgado em 19 de setembro, Lula apareceu com 47% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tinha 31%. Ciro tinha com 7% e Simone, 5%.

Considerando apenas os votos válidos, Lula tem 52% das intenções de voto, acima dos 50% mais um determinados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que uma eleição seja vencida no primeiro turno.

Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista teria 54% contra 35% do atual presidente.

O Ipec ouviu 3.008 pessoas entre os dias 24 e 26 de setembro em 183 municípios brasileiros.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Pesquisa Ipec: confira outros recortes do levantamento

Pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta segunda-feira (26) mostrou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 48% das intenções de voto contra 31% do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição.

Por região

Lula manteve 42% das intenções de voto no Norte e no Centro-Oeste, enquanto Bolsonaro oscilou negativamente 2 pontos porcentuais (pp), agora com 36%.

Já na região Nordeste, o petista tem 62%, oscilando negativamente 1 pp, enquanto o presidente tem 23%, um crescimento de 5 pp em comparação ao levantamento anterior.

No Sudeste, Lula oscilou 2 pp para cima, agora com 45%, e Bolsonaro 1 pp também para cima, acumulando 33%. Por fim, no Sul, ambos caíram 3 pp (Lula acumula 38% e Bolsonaro 35%).

Evangélicos

Bolsonaro segue líder entre o eleitorado evangélico, com 50% das intenções de voto. Lula vem em seguida, com 29%. Em relação ao levantamento anterior, do dia 19 de setembro, o candidato à reeleição aumentou a vantagem para o petista neste público. Bolsonaro tinha 48%, enquanto Lula somava 32%.

Beneficiados por programas federais

Lula mantém a liderança com 55% entre o eleitorado que mora com alguém que recebe benefício do governo federal contra 26% de Bolsonaro. O petista também aparece na frente entre quem não possui no domicílio pessoas que recebam algum benefício do governo, mas com distância menor. Neste público, Lula tem 45% contra 35% de Bolsonaro.

Pesquisa Ipec: Lula lidera entre quem ganha até 2 salários mínimos e entre as mulheres

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto ao Palácio do Planalto entre os eleitores que ganham até dois salários mínimos por mês e entre as mulheres, segundo pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta segunda-feira (26).

Entre a baixa renda, Lula tem 53% das intenções de votos contra 29% de Bolsonaro.

Bolsonaro vence o petista na faixa do eleitorado que ganha entre 2 e 5 salários mínimos por mês, com 40% das intenções de votos contra 37% de Lula.

entre o eleitorado feminino, o petista aparece com 51%, contra 26% do presidente que tenta a reeleição.

O petista oscilou 1 ponto porcentual (pp) para cima em relação ao levantamento anterior, publicado em 19 de setembro, enquanto Bolsonaro oscilou negativamente 1 pp.

O presidente tenta reduzir a rejeição entre as mulheres, que somam 52% do eleitorado brasileiro.

Uma das estratégias é ampliar a participação da primeira-dama Michelle Bolsonaro na campanha, mas Bolsonaro esbarra no histórico de atitudes machistas.

A pesquisa ouviu 3.008 eleitores entre os dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Compartilhe: