Eleições 2022: Bolsonaro estaciona em 32% e Lula cresce de 41 para 46% nas intenções de votos

Eleições 2022: Bolsonaro estaciona em 32% e Lula cresce de 41 para 46% nas intenções de votos

30 de maio de 2022 0 Por Redação Em Notícia

Nova pesquisa do Instituto FSB aponta que “terceira via” cai drasticamente sem Doria e Mouro e ex-presidente petista é principal favorecido; dados revelam ainda que 60% dos eleitores ouvidos desaprovam gestão do atual governo. Na simulação de 2º turno, Lula também venceria Bolsonaro

Na terceira rodada de pesquisas do Instituto BTG/FSB, os dados revelam que, com a saída de João Doria (PSDB) da disputa ao Planalto, o ex-presidente Lula (PT) ampliou sua vantagem sobre o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com o Instituto, Bolsonaro manteve sua votação estimulada estável em 32% e viu seu principal adversário subir de 41% para 46% das intenções de voto no 1º turno. Ciro Gomes (PDT) tem 9%, Simone Tebet (MDB) foi de 1% para 2% das intenções de voto. Janones (Avante) tem 1%. Os outros nomes não pontuam. Brancos, nulos e que não responderam são 3%.

Com a saída do tucano, a chamada “terceira via” caiu de 17% para 13% do eleitorado, repetindo o mesmo comportamento ocorrido quando o ex-juiz, Sérgio Moro deixou a disputa e a soma dos demais candidatos havia recuado de 24% para 17%, em abril.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista venceria com 54% das intenções de voto contra 35% do presidente da República. O cenário atual é melhor para o ex-presidente, que na última pesquisa venceria com 52% o principal candidato da direita.

Avaliação do Governo Bolsonaro

Ainda de acordo com a rodada de pesquisas, o instituto também questionou como as pessoas avaliam a gestão de Bolsonaro. Para 50% da população, a gestão é ruim ou péssima e 60% desaprova o presidente, enquanto 35% aprovam o chefe do Executivo.

O Instituto FSB ouviu, por telefone, 2 mil pessoas entre os dias 27 e 29 de maio. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-03196/2022.