Oposição fala em Impeachment de Barroso no STF após declaração sobre derrotar bolsonarismo

Oposição fala em Impeachment de Barroso no STF após declaração sobre derrotar bolsonarismo

14 de julho de 2023 0 Por Redação Em Notícia

Corte emitiu uma nota sobre o comentário do ministro e afirmou que ela não se referia “à atuação de qualquer instituição”

Após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso ter dito a frase “nós derrotamos o bolsonarismo” em um congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), parlamentares da oposição falam em impeachment do magistrado e acusam Barroso de ativismo judicial.

Nikolas Ferreira (PL – MG), deputado mais votado do país nas últimas eleições, afirmou em suas redes sociais que a oposição entrará com processo de impeachment contra o ministro.

“A oposição entrará com processo de impeachment contra Barroso por cometer crime de “exercer atividade político-partidária”, previsto no art. 39, da lei 1079/50. Se, por um milagre, houver justiça nesse país, a perda do cargo é inegável”, publicou.

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e senador, Flávio Bolsonaro (PL – RJ) também criticou a declaração de Barroso.

“‘Derrotamos o bolsonarismo’ de que forma? Começou com atuação política contra a PEC do voto impresso na Câmara? Precisamos de respostas e vamos tomar as medidas cabíveis”, escreveu.

Outros parlamentares da oposição também se manifestaram contra a declaração do ministro.

Em nota, o STF afirmou que a fala de Barroso sobre derrotar o bolsonarismo não se referia “à atuação de qualquer instituição”.

“Como se extrai claramente do contexto da fala do Ministro Barroso, a frase ‘Nós derrotamos a ditadura e o bolsonarismo’ referia-se ao voto popular e não à atuação de qualquer instituição”, manifestou a corte.

Compartilhe: