Oposição fala em Impeachment de Barroso no STF após declaração sobre derrotar bolsonarismo
14 de julho de 2023 0 Por Redação Em NotíciaCorte emitiu uma nota sobre o comentário do ministro e afirmou que ela não se referia “à atuação de qualquer instituição”
Após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso ter dito a frase “nós derrotamos o bolsonarismo” em um congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), parlamentares da oposição falam em impeachment do magistrado e acusam Barroso de ativismo judicial.
Nikolas Ferreira (PL – MG), deputado mais votado do país nas últimas eleições, afirmou em suas redes sociais que a oposição entrará com processo de impeachment contra o ministro.
“A oposição entrará com processo de impeachment contra Barroso por cometer crime de “exercer atividade político-partidária”, previsto no art. 39, da lei 1079/50. Se, por um milagre, houver justiça nesse país, a perda do cargo é inegável”, publicou.
A oposição entrará com processo de impeachment contra Barroso por cometer crime de “exercer atividade político-partidária”, previsto no art. 39, da lei 1079/50. Se, por um milagre, houver justiça nesse país, a perda do cargo é inegável.
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) July 13, 2023
Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e senador, Flávio Bolsonaro (PL – RJ) também criticou a declaração de Barroso.
“‘Derrotamos o bolsonarismo’ de que forma? Começou com atuação política contra a PEC do voto impresso na Câmara? Precisamos de respostas e vamos tomar as medidas cabíveis”, escreveu.
Quero ver a redação relativizar o crime de atuação politico-partidária do Min do STF Barroso. “Derrotamos o bolsonarismo” de que forma?
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) July 13, 2023
Começou com atuação política contra a PEC do voto impresso na Câmara?
Precisamos de respostas e vamos tomar as medidas cabíveis. pic.twitter.com/14JyVd3TBP
Outros parlamentares da oposição também se manifestaram contra a declaração do ministro.
Isso é normal? Escrachou de vez? Imagine um ministro do STF dizendo numa palestra q eles “derrotaram o lulo-petismo”. A oposição entrará com processo de impeachment contra Barroso por cometer crime de “exercer atividade político-partidária”, previsto no art. 39, da lei 1079/50. pic.twitter.com/v7zD7Opgim
— Carlos Jordy (@carlosjordy) July 13, 2023
As diversas falas do Min Barroso denotam, além de ativismo político, destemor.
— 🇧🇷 Jorge Seif Junior (@jorgeseifjunior) July 13, 2023
Não há respeito e prova o que muitos de nós senadores temos insistido: hipertrofia judicial, estado de excessão e atropelo da separação dos poderes.
Existem proposições de oitivas e até pedidos de… pic.twitter.com/NzvnMB9d46
Barroso após dizer que Judiciário virou poder político agora o ministro vai além e como um militante sem se preocupar com a envergadura de seu cargo diz “nós derrotamos o bolsonarismo” em confissão de que atuou não de acordo com a lei e a constituição mas sim com fins políticos. pic.twitter.com/6YnfKD1yti
— Júlia Zanatta (@apropriajulia) July 13, 2023
Em nota, o STF afirmou que a fala de Barroso sobre derrotar o bolsonarismo não se referia “à atuação de qualquer instituição”.
“Como se extrai claramente do contexto da fala do Ministro Barroso, a frase ‘Nós derrotamos a ditadura e o bolsonarismo’ referia-se ao voto popular e não à atuação de qualquer instituição”, manifestou a corte.