Nobel de Medicina 2023 concedido a pesquisadores de vacinas de mRNA

Nobel de Medicina 2023 concedido a pesquisadores de vacinas de mRNA

2 de outubro de 2023 0 Por Redação Em Notícia

O Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina deste ano foi concedido à bioquímica húngara Katalin Karikó e ao médico americano Drew Weissman. Esses pesquisadores foram reconhecidos por suas contribuições significativas no desenvolvimento das vacinas de RNA mensageiro (mRNA), que têm desempenhado um papel fundamental no combate à pandemia de Covid-19. O comitê responsável pela seleção dos vencedores destacou que as descobertas inovadoras desses laureados revolucionaram nossa compreensão de como o mRNA interage com o sistema imunológico, possibilitando o desenvolvimento rápido e eficaz das vacinas em um momento de grande ameaça à saúde pública.

As pesquisas de Karikó e Weissman foram fundamentais para superar diversos obstáculos que dificultavam a aplicação do mRNA em vacinas e terapias. Eles descobriram que, ao fazer modificações nas bases de nucleosídeos do mRNA, era possível reduzir a inflamação e aumentar a eficácia na produção de proteínas em comparação com o mRNA não modificado. Essas descobertas forneceram a base científica necessária para o desenvolvimento das vacinas de mRNA, que codificam a proteína da superfície do vírus SARS-CoV-2.

No perfil dos premiados, destaca-se a trajetória de Katalin Karikó, nascida na Hungria em 1955. Ela obteve seu doutorado em bioquímica na Universidade de Szeged e realizou pesquisas de pós-doutorado na Academia Húngara de Ciências e na Temple University. Posteriormente, ela se tornou professora assistente na Universidade da Pensilvânia e, desde 2021, é professora na Universidade de Szeged e na Universidade da Pensilvânia. Por sua vez, Drew Weissman nasceu nos Estados Unidos em 1959 e concluiu seu doutorado na Universidade de Boston. Hoje, ele é diretor do Penn Institute for RNA Innovations e também atua na Universidade da Pensilvânia.

O Prêmio Nobel continua ao longo desta semana, com anúncios em diferentes categorias. Nesta terça-feira (3), será anunciado o vencedor do Nobel de Física, seguido pelo prêmio de Química na quarta-feira (4). Os vencedores nas categorias de Literatura (5) e Paz (6) também serão conhecidos.

Compartilhe: