Newloop mostra na Waste Expo Brasil que na logística reversa não existe lixo, tudo se transforma

Newloop mostra na Waste Expo Brasil que na logística reversa não existe lixo, tudo se transforma

8 de novembro de 2022 0 Por Redação Em Notícia

Focada no aumento da demanda das empresas com descarte, a Newloop desenvolveu um sistema especializado em gestão de resíduos que poderá ser visto durante a maior feira do setor

O consumo no mundo tem crescido 3 vezes mais do que a taxa de crescimento da população. Segundo o levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Banco Mundial, 7 bilhões de seres humanos produzem anualmente 1,4 bilhão de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) — uma média de 1,2 kg por dia per capita. Quase a metade desse total é gerada pelos 30 países mais desenvolvidos do mundo.

Dados estimam também que daqui há dez anos serão 2,2 bilhões de toneladas anuais, e até a metade deste século serão 9 bilhões de habitantes, que juntos produzirão ao menos 4 bilhões de toneladas de lixo urbano por ano.

Já a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais alerta que o Brasil perde R$ 14 bilhões por ano com a falta de reciclagem adequada do lixo. O país gera quase 80 milhões de toneladas de lixo, mas apenas 4% são reciclados, o que representa cerca de 12 milhões de toneladas de resíduos sólidos que, ao invés de gerarem dinheiro e emprego, acabam descartados no meio ambiente

Mas os números não param por aí, cerca de 40% de todo o lixo produzido no Brasil acaba despejado em locais inadequados. São mais de 30 milhões de toneladas de resíduos sólidos que vão para quase 3 mil lixões ou aterros controlados espalhados pelo país, prejudicando a saúde de 76 milhões de brasileiros, gerando um custo anual de 1 bilhão de dólares por ano para tratamento de doenças, além de todo o custo ambiental.

Mediante esse cenário, cresce a demanda pela Logística Reversa de pós-consumo, com o intuito de movimentar o fluxo de retorno de resíduos descartados e promover o reaproveitamento. É o caso da Newloop, que se tornou um destaque nesse segmento na América Latina.

A empresa iniciou com os sócios Warney Paulo, proprietário de um teatro, e Alexandre Teixeira, que trabalhava com licenciamento ambiental. Os dois se uniram para reformar uma casa de espetáculo e durante a parceria comercial surgiu o questionamento do motivo de todo lixo gerado ser destinado aos aterros. “Ficava indignado, porque separava todo o lixo em casa e a coleta seletiva jogava todos juntos”.

Esse questionamento martelou tanto o pensamento, que foi um start para que os dois colocassem literalmente as mãos na obra e na sustentabilidade, e assim se tornarem sócios no projeto de preservar o universo.

O início da trajetória deles não partiu de uma colcha de retalhos, eles tinham consciência que queriam tratar o lixo da moda. Começaram reciclando os restos e descartes de tecidos jogados nas ruas do centro de SP, que colaboram regularmente com o entupimento de bueiros.

“Fizemos a reciclagem têxtil dessa fibra e a transformamos em matéria-prima para substituir o amianto, um material totalmente cancerígeno”, comenta o executivo ao informar que a meta era contribuir para a conservação ambiental, já que o poliéster leva mais de 100 anos para se decompor.

Daí os empresários resolveram diversificar a atividade. Além da fibra têxtil, passaram para a transformação de fertilizantes, eletrônicos e já estudam a transformação do fumo e do papel do cigarro.

Já para o sócio Alexandre, o que sai do lixo não volta a ser lixo. O empreendedor conta que quando era pequeno, a mãe o aconselhava a estudar para não virar lixeiro. Ele ouviu a mãe, se graduou em Direito, mas a sentença final veio do coração. “Me tornei lixeiro porque acredito que tratar o lixo é um luxo e uma atitude nobre para salvar o planeta”, comenta ao informar que a Newloop visa transformar nos próximos anos em nível mundial, porque no mundo a tecnologia é escassa e a empresa é a única do país que possui equipamentos criados exclusivamente para moagem.

Para quem quer conhecer a trajetória do lixo processado basta passar no stand C8, localizado na Rua 2, no Pavilhão Amarelo, para conhecer o trabalho da Newloop.

Serviço

Newloop na Waste Expo Brasil

Data – 08 a 10 de novembro

Local – Stand C8 – Rua 2 – Pavilhão Amarelo

Expo Center Norte

Rua José Bernardino Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo

Sobre a Newloop

 A Newloop realiza os sistemas de coleta, reuso, reciclagem e tratamento de resíduos gerados pelo consumo de diversos produtos.

Tem como objetivo proteger o meio ambiente, gerar oportunidades de negócios, alavancar a sustentabilidade e a redistribuição dos direitos e deveres sobre o gerenciamento de resíduos. Após receber o tratamento, o material é destinado ao consumidor final.

Compartilhe: