Lula inicia campanha contra abstenções por vitória no 1º turno

Lula inicia campanha contra abstenções por vitória no 1º turno

23 de setembro de 2022 0 Por Redação Em Notícia
Canal Meio

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), voltou a ter chances de vencer a eleição ainda no primeiro turno, segundo pesquisa do Datafolha divulgada ontem. Ao subir de 45% para 47%, no limiar da margem de erro de dois pontos, e chegou a 50% dos votos válidos, descontados brancos e nulos – no levantamento anterior, ele tinha 48% dos votos válidos. Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro (PL) permaneceu com 33%, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) recuou de 8% para 7%, a senadora Simone Tebet manteve 5% e os demais candidatos não chegaram a um ponto. Em caso de haver um segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 54% a 38%. A pesquisa trouxe más notícias para o presidente. O voto de 81% dos eleitores já estaria consolidado, e a maioria dos que podem mudar tende a escolher o petista. Bolsonaro segue com a maior rejeição, 52%, enquanto Lula é descartado por 39% dos entrevistados.

Um dos possíveis entraves aos planos de Lula para o primeiro turno seria uma alta abstenção, que reduziria o número de votos válidos. Em entrevista na noite de ontem ao apresentador Ratinho, do SBT, o ex-presidente fez um apelo para que os eleitores compareçam aos locais de votação. “Faltam poucos dias para as eleições e eu queria que você comparecesse. Vá para a urna, vote. Em quem você acha que vai consertar esse país, mas vote”, disse.

Na busca por alianças, o PT decidiu adiar a divulgação do programa de governo. A avaliação do partido é que um documento fechado, sem espaço para contribuições, poderia dificultar acordos, além de dar munição a adversários.

Compartilhe: