Hortolândia abre mais de 600 vagas na Educação Infantil, após inaugurar 6 creches em 8 meses

Hortolândia abre mais de 600 vagas na Educação Infantil, após inaugurar 6 creches em 8 meses

2 de agosto de 2024 0 Por Redação Em Notícia

Prefeitura entregou, nesta sexta-feira (02/08), duas novas escolas em parceria com a OSC Maria do Carmo

Hortolândia ampliou o total de vagas na Educação Infantil, zerando a fila de espera por creche na rede municipal de ensino, no segmento de zero a três anos de idade. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, foram abertas 627 vagas de novembro até agora, após a inauguração de seis novas escolas, por meio da colaboração entre o Poder Público e a iniciativa privada. Duas delas foram inauguradas nesta sexta-feira (02): a EEI (Escola de Educação Infantil) Norivalda Novaes Brugnollo, no Jardim Novo Angulo (com 56 vagas), e a EEI Angel Martins Fernandes, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora (com aproximadamente 130 vagas). Marcadas pela emoção, as cerimônias solenes reuniram além de membros da comunidade escolar (crianças estudantes, profissionais da educação, pais e responsáveis), servidores e gestores públicos, bem como familiares das homenageadas, cujos nomes foram cedidos para denominar as novas escolas.

“É muito emocionante esta homenagem. Minha mãe começou como cozinheira da escola e nunca parou de estudar. A alegria dela era estudar e depois ensinar. Sempre tratou os alunos como filhos. É muito bom ter o nome da nossa mãe junto com vocês nesta escola. Agora, ela está aqui e vai cuidar de todas as crianças com amor”, afirmou entre lágrimas, cercado por diversos familiares, Rafael Brugnollo, o filho caçula de Norivalda Novaes Brugnollo, professora que atuou na rede municipal de Hortolândia por 16 anos.

“É uma alegria imensa estar aqui. Angel é uma criança muito amável e nos deixou muito cedo. De onde está, está muito feliz de ver tudo isso. Não tenho palavras para agradecer”, falou com a voz entrecortada a mãe Carmen Martins, ao lado de familiares e de crianças e jovens, amigos da escola e do curso de teatro Téspis, que a adolescente de 15 anos, moradora do Jd. Amanda, fazia em Campinas.

“Ela era minha amiga. Eu sinto muitas saudades dela”, revelou Camila Umbuzeiro Freitas, de 9 anos.

As homenagens à Angel propiciaram também um momento de reflexão e diálogo sobre dois grandes problemas atuais: a propagação de discursos do ódio e a prática do bullying dentro e fora das escolas. O coordenador pedagógico José Mário leu o livro infantil “Tudo bem ser diferente”, escrito e ilustrado por Todd Parr, e apresentou aos presentes o projeto pedagógico “Bullying não é brincadeira: como ajudar sua criança ou adolescente”, política pública desenvolvida pelo Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire e adotada na rede municipal pela Prefeitura de Hortolândia. Bullying foi um dos desafios enfrentados pela adolescente.

Fila “zerada”

Para zerar a fila de espera, a Administração Municipal firmou um Termo de Colaboração com a OSC (Organização da Sociedade Civil) Associação Educacional Maria do Carmo Ferreira Paula, vencedora do Chamamento Público 03/2023. O processo seletivo foi regulado pelo Edital 91/2023, publicado em 28 de agosto na edição 1944 do Diário Oficial Eletrônico do Município. A parceria prevê a implantação de oito novas creches e a abertura de 800 vagas para crianças de até três anos de idade. Destas, seis unidades já foram entregues e mais de 600 vagas abertas. A previsão é que as duas outras unidades restantes sejam entregues ainda neste ano.

Novas creches

Localizada na Rua Industrial Geovane Passarela, 89, no Jd. Novo Angulo, quase ao lado da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro e da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Salvador Zacharias Pereira Júnior, a EEI Norivalda Novaes Brugnollo dispõe de cinco salas – três de Berçário e duas de Maternal, disponibilizando 56 vagas (32 para bebês/berçário e 24 para mini/maternal).

“É muito importante ter esta escola aqui. Espero que seja bom para a minha filha. Pelo fato de ela ser pequenininha, espero que se adapte com as outras crianças”, afirmou a dona de casa Sandy dos Santos Alves, de 24 anos, moradora do Jd. Novo Angulo e mãe de Maitê, de 1 ano e 4 meses.

Para a auxiliar de serviços gerais Camila Cristina Messias, de 32 anos, moradora da Vila da Conquista e mãe de Ana Laura, de 3 anos, a inauguração da creche perto de casa também foi uma boa notícia. “Achei bom este espaço, grande, bem dividido, colorido. Ela gostou dos brinquedos. Está toda animada. É importante para o desenvolvimento dela estar na escola e ter o convívio social, com pessoas diferentes”, pondera a mãe.

A segunda unidade entregue no dia foi a EEI Angel Martins Fernandes, localizada na Rua Sebastiana de Oliveira da Silva, 400, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora. A creche tem capacidade para atender 136 crianças, 80 delas em Berçário. A unidade conta com seis salas – quatro para Berçário, uma para Mini grupo e uma para Maternal.

“Para a gente que trabalha fora é tudo ter uma escola onde deixar o filho. Não tenho condições de pagar cuidadora nem escola particular. Espero que aqui ele possa socializar, aprender e se desenvolver. Gostei muito do espaço. Está lindo”, afirmou a vigilante Adriana Maria dos Santos Silva, de 39 anos, mãe de Miguel, de 11 meses.

Na última quinta-feira (01/08), a Prefeitura entregou à comunidade a ampliação da EEI Luciane Cristina Lozano, na região do Rosolém, que passou a atender cerca de 120 crianças na faixa etária de zero a três anos de idade, quase o dobro da capacidade anterior. Localizada na Rua Miguel Gimenes Alves, 600, no Jardim Santa Isabel, a unidade escolar dispõe de três salas destinadas a Berçário e, se houver demanda, a Mini grupo e Maternal. Esta unidade também é gerenciada pela OSC Maria do Carmo Ferreira Paula. Antes da obra, o prédio contava com oito salas de aula, distribuídas em três blocos em uma área arborizada, além de espaço para descanso dos professores, cozinha e áreas administrativas.

Compartilhe: