Google contrata Michel Temer para mediar negociações sobre PL das fake news
1 de julho de 2023Temer está trabalhando com a big tech e parlamentares há 3 semanas
TV Cultura
O Google contratou o ex-presidente Michel Temer (MDB) para ajudar nas negociações do projeto de lei 2.630 de 2020, mais conhecido como PL das fake news. A medida pretende regularizar as redes sociais no Brasil. A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo.
Segundo informações do jornal, Temer está trabalhando na “mediação” entre a big tech e parlamentares há três semanas. Além disso, ele já teria se reunido em São Paulo com o deputado Orlando Silva (PC do B-SP), que é relator do projeto, e diretores do Google no Brasil.
O ex-presidente apresentou as visões da plataforma sobre a legislação, principalmente sobre as medidas do projeto de lei que aumentariam a responsabilização das plataformas de internet sobre conteúdo publicado por terceiros.
A votação do PL foi adiada em abril após Orlando Silva e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), calcularem que não teriam votos suficientes para a aprovação.
O projeto do deputado Orlando Silva prevê uma série de regras para a regulação das plataformas digitais. O objetivo da medida é combater informações falsas e dar mais transparência aos conteúdos nas redes sociais.
A medida prevê regras que possam responsabilizar as plataformas pelos conteúdos publicados. Além disso, a proposta quer que as big techs sejam obrigadas a seguir normas para evitar o compartilhamento de discursos de ódio e ajudem na proteção de crianças, adolescentes e todos os usuários que utilizam as plataformas.