Facebook remove quase 40 milhões de publicações de clientes de ferramenta de automação de postagens
14 de junho de 2021Já imaginou você descobrir sem prévio aviso que todo o seu trabalho de divulgação no Facebook e Instagram foi jogado na lixeira? Foi mais ou menos isso o que aconteceu com os usuários da mLabs
Como você reagiria se em um belo dia você acessasse a sua fan page ou o seu perfil no Instagram e descobrisse que todas as suas publicações e as interações recebidas através delas não existem mais? Houve um crescimento muito importante no uso profissional das mídias sociais no Brasil e no mundo, especialmente nesse período de pandemia.
Empreendedores de todos os seguimentos, que possam ter perdido os seus empregos e viram nas mídias sociais um meio de criar renda, ou então empresas que se reinventaram ou mesmo nasceram com o foco de buscar os seus clientes onde eles mais se concentram, ou ainda os chamados “empreendedores digitais” – aqueles que vendem todo o tipo de cursos – todas essas pessoas, em grau maior ou menor, encontraram no Facebook e no Instagram um importante parceiro para a promoção de seus talentos e criação de renda.
Mas, é muito trabalhoso criar e compartilhar conteúdo para todos os meios de divulgação social. E torna-se ainda maior o trabalho de despertar engajamento, interagir e coletar esses dados para interpretação em mídias tão diferentes: facebook, instagram, twitter, linkedin, blog, etc…
Para facilitar esse trabalho, muitos criadores de conteúdo digital (como são chamadas as pessoas que publicam posts) contratam ferramentas para auxiliarem nas suas publicações e coletar os dados para mensurarem seu sucesso em tão diversificadas mídias.
Ocorre que desde o fato do escândalo nos EUA da Cambridge Analytica, que teria comercializado dados de usuários das mídias sociais de maneira não autorizada, e que teria dessa maneira, influenciado diretamente no resultado da eleição do Presidente Donald Trump e seu Vice Mike Pence, o Senado americano processou o Facebook e todos os seus envolvidos, forçando que a mídia social mudasse seus critérios e implantasse segurança digital de dados.
Na Europa e até mesmo no Brasil, Leis de Proteção Geral de Dados surgiram para “tentar coibir” esse tipo de ação furtiva de dados e o uso manipulado para fraudes de toda a sorte. E segundo o Facebook, a mLabs poderia estar executando uma ação não autorizada na coleta de tais dados dos usuários. Assim, sem pensar na implicação para os usuários “que nada têm a ver com o peixe”, arbitrariamente resolveu apagar as publicações de TODOS OS USUÁRIOS DA FERRAMENTA, chegando a atingir a cifra aproximada de 40 milhões de posts.
É para dar dor de barriga em todo mundo!
A mLabs se defende dizendo que a sua ferramenta está operando dentro da legalidade, e também, tendo sido homologada pela mídia social há mais de 6 anos. Contudo, ao ter tomado ciência do ocorrido, teria entrado em contato com o Facebook que até o momento não apresentou respostas aos questionamentos da ferramenta, o que estaria prejudicando diretamente 332 mil contas associadas ao uso do utilitário de postagens automatizadas.
Em nota, o Facebook disse que “a mLabs estava envolvida em coleta não autorizada de dados e de credenciais de usuários, o que são violações dos termos de uso do Facebook e do Instagram. Suspendemos o acesso da mLabs aos nossos serviços e enviamos uma notificação extrajudicial a eles sobre o ocorrido”.
Já a mLabs disse que “acreditamos no poder das mídias sociais e na democratização do acesso a esses canais. Trabalhamos para isso desde o nascimento da mLabs, oferecendo uma plataforma facilitadora e acessível a todos (profissionais e empreendedores) e nos comprometemos a continuar lutando para garantir o direto a todos de terem seus conteúdos preservados e não violados de forma arbitrária pela rede social”.
O que você acha da atitude do Facebook? Deixe a sua opinião aqui!