Facebook remove quase 40 milhões de publicações de clientes de ferramenta de automação de postagens

Facebook remove quase 40 milhões de publicações de clientes de ferramenta de automação de postagens

14 de junho de 2021 0 Por Redação Em Notícia

Já imaginou você descobrir sem prévio aviso que todo o seu trabalho de divulgação no Facebook e Instagram foi jogado na lixeira? Foi mais ou menos isso o que aconteceu com os usuários da mLabs

Como você reagiria se em um belo dia você acessasse a sua fan page ou o seu perfil no Instagram e descobrisse que todas as suas publicações e as interações recebidas através delas não existem mais?  Houve um crescimento muito importante no uso profissional das mídias sociais no Brasil e no mundo, especialmente nesse período de pandemia.

Empreendedores de todos os seguimentos, que possam ter perdido os seus empregos e viram nas mídias sociais um meio de criar renda, ou então empresas que se reinventaram ou mesmo nasceram com o foco de buscar os seus clientes onde eles mais se concentram, ou ainda os chamados “empreendedores digitais” – aqueles que vendem todo o tipo de cursos – todas essas pessoas, em grau maior ou menor, encontraram no Facebook e no Instagram um importante parceiro para a promoção de seus talentos e criação de renda.

Mas, é muito trabalhoso criar e compartilhar conteúdo para todos os meios de divulgação social.  E torna-se ainda maior o trabalho de despertar engajamento, interagir e coletar esses dados para interpretação em mídias tão diferentes: facebook, instagram, twitter, linkedin, blog, etc…

Para facilitar esse trabalho, muitos criadores de conteúdo digital (como são chamadas as pessoas que publicam posts) contratam ferramentas para auxiliarem nas suas publicações e coletar os dados para mensurarem seu sucesso em tão diversificadas mídias.

Ocorre que desde o fato do escândalo nos EUA da Cambridge Analytica, que teria comercializado dados de usuários das mídias sociais de maneira não autorizada, e que teria dessa maneira, influenciado diretamente no resultado da eleição do Presidente Donald Trump e seu Vice Mike Pence, o Senado americano processou o Facebook e todos os seus envolvidos, forçando que a mídia social mudasse seus critérios e implantasse segurança digital de dados.

Na Europa e até mesmo no Brasil, Leis de Proteção Geral de Dados surgiram para “tentar coibir” esse tipo de ação furtiva de dados e o uso manipulado para fraudes de toda a sorte.  E segundo o Facebook, a mLabs poderia estar executando uma ação não autorizada na coleta de tais dados dos usuários.  Assim, sem pensar na implicação para os usuários “que nada têm a ver com o peixe”, arbitrariamente resolveu apagar as publicações de TODOS OS USUÁRIOS DA FERRAMENTA, chegando a atingir a cifra aproximada de 40 milhões de posts.

É para dar dor de barriga em todo mundo!

A mLabs se defende dizendo que a sua ferramenta está operando dentro da legalidade, e também, tendo sido homologada pela mídia social há mais de 6 anos.  Contudo, ao ter tomado ciência do ocorrido, teria entrado em contato com o Facebook que até o momento não apresentou respostas aos questionamentos da ferramenta, o que estaria prejudicando diretamente 332 mil contas associadas ao uso do utilitário de postagens automatizadas.

Em nota, o Facebook disse que “a mLabs estava envolvida em coleta não autorizada de dados e de credenciais de usuários, o que são violações dos termos de uso do Facebook e do Instagram. Suspendemos o acesso da mLabs aos nossos serviços e enviamos uma notificação extrajudicial a eles sobre o ocorrido”.

Já a mLabs disse que “acreditamos no poder das mídias sociais e na democratização do acesso a esses canais. Trabalhamos para isso desde o nascimento da mLabs, oferecendo uma plataforma facilitadora e acessível a todos (profissionais e empreendedores) e nos comprometemos a continuar lutando para garantir o direto a todos de terem seus conteúdos preservados e não violados de forma arbitrária pela rede social”.

O que você acha da atitude do Facebook?  Deixe a sua opinião aqui!

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