Portal EM NOTÍCIA, notícias sobre Brasil, Mercosul, EUA, USA, Américas, Europa, Ásia, África, Oriente Médio, Oceania, Viagens, Turismo, Viagens e Turismo, Entretenimento, Lazer, Esportes, Cultura, Futebol, Olimpíadas, Paralimpíadas, Copa América, Copa do Mundo, Polícia, Notícias Policiais, Política, Congresso, Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa, Senado, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Nordeste, Norte, Centro-Oeste, Sul, Sudeste, Gastronomia, Vinhos, Bebidas, Cervejas, Comida, Receitas, Chef, RH, Emprego, Empreendedorismo, Negócios, Oportunidades,
Cúpula do Clima: financiamento e transição energética guiam discussões
Evento acontece nos dias 6 e 7 de novembro, em Belém (PA), e conta com 143 delegações confirmadas; intuito é alinhar compromissos e preparar negociações que ocorrerão durante a COP30
A Cúpula do Clima de Belém (PA) terá o financiamento da preservação de florestas tropicais, como a Amazônia, e transição energética como eixos centrais dos debates, em Belém (PA). O evento acontece entre os dias 6 e 7 de novembro e já conta com 143 delegações confirmadas.
Os líderes mundiais, ministros e representantes de organizações internacionais devem discutir o enfrentamento da crise climática durante a Cúpula. As discussões também passam por transição energética justa e sustentável e, ainda, pela conservação das florestas e da biodiversidade.
Segundo o portal oficial da COP no Brasil, o encontro entre as autoridades não tem caráter deliberativo. O objetivo é alinhar compromissos e preparar as negociações que devem ocorrer ao longo da COP30.
Os principais eixos do Brasil no evento foram apresentados em 31/10 pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, pelo presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, e pelo secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, a CEO da COP30, Ana Toni e embaixador Maurício Lyrio, em Brasília (DF).
A Cúpula foi convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representa um marco central no processo de mobilização e diálogo internacional sobre a agenda climática antes da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).
A agenda da Cúpula do Clima inclui a Plenária Geral dos Líderes, com discursos de chefes de Estado e representantes de organismos internacionais, além de sessões temáticas presididas pelo Presidente Lula, dedicadas aos temas, como: Clima e Natureza: Florestas e Oceanos; Transição Energética; e Dez anos do Acordo de Paris: NDCs e Financiamento. O evento será realizado no Parque da Cidade da capital paraense.
Fundo Florestas Tropicais para Sempre
O programa também conta com o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), que reunirá países florestais tropicais e investidores. O mecanismo é voltado a viabilizar o financiamento da preservação de florestas tropicais.
COP30
A COP30 vai acontecer de 10 a 21 de novembro, também em Belém. No evento global, os participantes se dedicam a discutir os principais desafios e compromissos no enfrentamento da mudança do clima.
Fonte: Brasil 61