Concerto inaugural do 9º Encontro Internacional de Cordas de Limeira

Concerto inaugural do 9º Encontro Internacional de Cordas de Limeira

19 de junho de 2022 0 Por Redação Em Notícia

Neste domingo, dia 19 de junho, a Orquestra Sinfônica de Limeira se apresenta gratuitamente na Igreja da Boa Morte, às 20h 30

A Secretaria de Cultura de Limeira, apresenta neste domingo, dia 19 de junho o concerto inaugural do 9º Encontro Internacional de Cordas que acontece na Igreja da Boa Morte. Todos os espetáculos têm entrada gratuita e serão apresentados em 3 palcos diferentes: a Igreja da Boa Morte, o Teatro Vitória e também no Palacete Ley.

Os espetáculos se iniciam hoje e seguirão até o dia 25 de junho, sempre às 20h30. O evento é organizado pela Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira.

Sobre o solista de hoje

Rui Kleiner começou na música aos sete anos como violinista. Foi integrante e atuante de várias orquestras do país sob as regências de Ernst Mahle, Eleazar de Carvalho, Parcival Módolo e Júlio Medaglia.

Sua carreira de compositor começou no ano de 2000 e, desde então, sua músicas vêm sendo gravadas e tocadas por artistas e grupos como o Flor de Aguapé, Trio Teimoso, Corta Jaca, Pano pra Manga, Rabo de Gato, Denise Studart, dentre outros artistas de países como Suíça, Cuba, Dinamarca, Japão, Argentina e Alemanha. Dentre seus parceiros musicais estão Maurício Carrilho, Consuelo de Paula, Délcio Carvalho e Paulinho Leme.

Como professor da Escola Portátil de Música (Núcleo Leme-SP), exerceu a função de professor de Teoria, História e Apreciação Musical. Ainda, é autor do projeto “Memória Popular Brasileira”, que visa cultivar a produção cultural do Brasil desde o séc. XVIII pela educação de crianças, adultos, profissionais, leigos e amadores a partir da música brasileira.

Participou de montagens teatrais, como os espetáculos “Ibicaba, a terra prometida” e “João Pacífico – o poeta do sertão”, (espetáculo premiado em vários festivais de teatro e ganhador do Mapa Cultural Paulista 2008), ambos com roteiro e direção de Roberto Vignati.

No cinema, trabalhou nos filmes Nhô Quim, o Caipira Centenário (documentário lançado em 2014, que retrata boa parte da história esportiva e cultural da região de Piracicaba), e Foi um rio que passou em nossa vida (sobre a história de Piracicaba) nas funções de trilha sonora, roteiro e pesquisa.

Participou como solista da uma montagem da peça Retratos, de Radamés Gnattali, em maio de 2022, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba (sob a regência do maestro Knut Andreas). Dividiu trabalhos em palco e em estúdio com Eduardo Gudin, Paulinho da Viola, Paulo Vanzolini, Silvio Caldas, Paulo César Pinheiro, Toquinho, Guinga, Fátima Guedes, Inezita Barroso, Altamiro Carrilho, Monarco da Portela, Zé Ketti, Alceu Valença, Renato Teixeira, Mônica Salmaso, Cristina Buarque, Zé Renato, Maria Alcina, MPB-4, Quarteto em Cy, Ná Ozzetti, Fabiana Cozza, Célia e Celma, entre outros, além de apresentações por diversos países dentre shows, oficinas, palestras, programas de rádio e TV, sempre na busca da divulgação e preservação da arte brasileira.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

  • Concerto de Abertura do Encontro 19 de junho, às 20h30 Solista: Rui Kleiner (Bandolim) Local: Igreja Boa Morte
  • Ensaio aberto da Orquestra 20 de junho, às 20h30 Local: Teatro Vitória “Emiliano Bernardo da Silva”
  • Masterclass Música Brasileira 21 de junho, às 14h30 Local: Palacete Levy
  • Concerto do Trio Zaravi 21 de junho, às 20h30 Local: Palacete Levy
  • Música de Câmara – Orquestra dos Professores do Encontro 22 de junho, às 20h30 Local: Palacete Levy
  • Concerto da Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli) Solista: Rafael Torralvo 23 de junho, às 20h30 Local: Teatro Vitória “Emiliano Bernardo da Silva”
  • Música de Câmara – Orquestra formada pelos participantes do 9° Encontro Internacional de Cordas (EIC) 24 de junho, às 20h30 Local: Palacete Levy
  • Camerata do 9° Encontro Internacional de Cordas 25 de junho, às 20h30 Solista: Ovidiu Marinescu Local: Igreja Boa Morte