Circuito Cultural Paulista: Região de Campinas recebe atrações gratuitas para crianças, em julho
3 de julho de 2026O Circuito Cultural Paulista, programa de circulação artística e formação de público da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, leva o espetáculo Gigantes do Ar, do grupo Pia Fraus, e a Oficina de Cosplay com Sakura Prongs, para duas cidades de Campinas, em julho. Com entrada gratuita, a iniciativa conta com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).
A cidade de Americana recebe a artista Sakura Prongs no dia 8, às 18h, no Auditório do Centro de Cultura e Lazer. Durante o encontro haverá um momento de bate-papo em que ela vai contar a história da arte cosplay e explicar algumas técnicas. Já a oficina, vai passar por todos os passos para criar uma peça (máscaras, chapéus, chifres, etc). No final, os alunos poderão levar a peça que produziram pra casa.
O espetáculo de rua “Gigantes do Ar” é um verdadeiro “circo” a céu aberto, e vai ser apresentado na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, no dia 30, às 13h30, no CEU das Artes. As cenas são inspiradas nas populares apresentações de circo-teatro e nos animais e seus amestradores. Palhaços e bailarinos se unem a bonecos infláveis gigantes, como um elefante azul de 5 metros de altura, três girafas, leões e um casal de cangurus, em uma atmosfera circense e divertida.
Em 2026, o Circuito Cultural Paulista atenderá 50 municípios paulistas com a realização de 300 atividades em diferentes linguagens. O programa recebe inscrições de municípios interessados em receber as atividades e de artistas e companhias que desejam integrar a programação por meio de cadastro no site da instituição.
Serviço
Cosplay Sakura Prongs -Bate-papo e Oficina
- Data: 08 de julho
- Horário: 18h
- Local: Auditório CCL, Centro de Cultura e Lazer – Americana
Gigantes do Ar
- Data: 30 de julho
- Horário: 13h30
- Local: CEU das Artes Ariovaldo Inácio, Rua Argeu Egídio dos Santos, 100 , Planalto do Sol – Santa Bárbara d’Oeste
Sobre a Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão de chamadas públicas, do Teatro Sérgio Cardoso, e do Teatro de Araras, além do Mundo do Circo SP, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004.
Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 19 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.






