Bia Figueiredo vence em Potenza e chega à terceira vitória na Copa Truck 2024

Bia Figueiredo vence em Potenza e chega à terceira vitória na Copa Truck 2024

18 de junho de 2024 0 Por Redação Em Notícia

Confirmando seu excelente desempenho a bordo do Actros, a piloto da ASG Motorsport acumula três vitórias em oito provas no ano

Bia Figueiredo, da equipe ASG Motorsport, confirmou, mais uma vez, sua excelente performance como piloto do caminhão Actros Mercedes-Benz na Copa Truck 2024. Ela venceu ontem, 16 de junho, no Autódromo Potenza, em Lima Duarte (MG), a primeira corrida da 4ª etapa do ano. Foi a terceira vitória de Bia nas últimas três etapas da atual competição.

Além da vitória de ontem, a piloto buscou a terceira colocação na segunda corrida em Potenza, acumulando pontos importantes e se aproximando da liderança da categoria Super Truck Elite. Atualmente é a segunda colocada, com 117 pontos, 12 de diferença em relação à primeira posição.

Esta foi a segunda vez que Potenza, na Zona da Mata Mineira, a cerca de 50 km de Juiz de Fora, recebeu a Copa Truck, que neste ano ganhou a denominação de GP Santa Cruz do Sul, em homenagem a esta cidade do centro do estado gaúcho que receberia originalmente a 4ª etapa da competição, mas que teve de ser cancelada em função dos impactos das enchentes. Aliás, parte da renda será revertida a Santa Cruz do Sul.

A 5ª etapa da Copa Truck 2024, com duas corridas, será realizada no dia 4 de agosto, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, o mais tradicional circuito do automobilismo brasileiro.

“O terceiro triunfo de Bia Figueiredo no ano merece duplo reconhecimento. Primeiramente, por reafirmar seu excelente desempenho na competição em 2024. E também pela forma como buscou a vitória em Potenza. Ela largou na segunda posição, perdeu uma posição na largada, mas se recuperou ao longo da prova e chegou à liderança numa pista muito travada, de difícil ultrapassagem”, destaca Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Parabéns para Bia e para a ASG Motorsport”.

Bia Figueiredo tem entre seus patrocinadores o Movimento A Voz Delas, criado pela Mercedes-Benz do Brasil e realizado por meio de parcerias. Esta iniciativa busca conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte como forma de empoderamento e equidade de gênero. Lançado em fevereiro de 2019, o Movimento A Voz Delas conta hoje com mais de 60 empresas parceiras somando forças para a transformação no cenário do transporte para a mulher.

Mercedes-Benz e ASG formam parceria vencedora

Parceira da Mercedes-Benz, com quem conquistou o título de 2022, a ASG Motorsport tem uma nova formação este ano. A equipe segue com sete pilotos. Os mais novos integrantes do time são o paranaense Pedro Perdoncini (#117) e o paulista Marcio Giordano (#126), que possuem experiência em categorias monomarcas e vitórias em algumas das pistas que serão utilizadas pela categoria dos caminhões em 2024. Juntamente com Bia Figueiredo (#111), já integrante da equipe, disputam a categoria Super Truck Elite.

A campanha de 2023, que rendeu 14 vitórias, 41 pódios e o vice-campeonato de pilotos e montadora, mostrou que o time ASG Motorsports estava forte, com Roberval Andrade (#15), Jaidson Zini (#25), Raphael Abbate (#26) e Luiz Lopes (#99). Por isso, esses pilotos foram mantidos para a temporada 2024 na categoria Super Truck Pró.

Entre as marcas ligadas à Mercedes-Benz que patrocinam Roberval Andrade e Bia Figueiredo estão: FleetBoard, Peças Genuínas, RENOV, Alliance, Mercedes Club e Movimento “A Voz Delas”, além do Consórcio Mercedes-Benz.

A parceria da Mercedes-Benz com a ASG envolve o fornecimento de peças ao longo do ano e apoio da Engenharia da Empresa na parametrização dos motores de acordo com cada etapa e pista.

Em seu terceiro ano de história, a ASG Motorsport reforça o compromisso da Copa Truck e se compromete em levar para as pistas e para a organização das corridas os conceitos ESG.

Actros despeja potência de 1.250 cavalos nas pistas da Copa Truck

A elevada potência de 1.250 cv a 3.500 rpm do motor Mercedes-Benz do Actros nas pistas da Copa Truck é quase três vezes maior em relação a um caminhão de série utilizado no transporte de carga. O torque máximo chega a 5.500 Nm a 2.000 rpm nas competições, mais que o dobro frente aos modelos dos clientes. Dessa forma, o Actros despeja muita potência para obter altas velocidades nas pistas dos autódromos, que chegam a mais de 200 km/h, e utiliza o alto torque para ultrapassagens e retomadas, o que é essencial para os pilotos da Copa Truck.

Compartilhe: