Alerta na contratação de MEI: como evitar alegação de vínculo empregatício
2 de dezembro de 2024Varas do Trabalho concentram 77% das ações de reconhecimento de relação de emprego existentes na Justiça do Trabalho
O que propor na contratação de um MEI:
– Entrega de um serviço contratado:O MEI deve prestar seus serviços de acordo com o objeto do contrato celebrado com o contratante. – Prazo e forma de execução:é importante estipular o período e a forma que o serviço será executado para delimitar a atuação do prestador de serviço. – Liberdade, flexibilidade e autonomia para a realização do trabalho:O MEI não é exclusivo de uma empresa e possui autonomia para gerenciar os seus serviços, desde que cumpra com as obrigações contratuais perante o contratante.Práticas que devem ser evitadas ao contratar um MEI para a não caracterização de vínculo empregatício:
– Subordinação: O MEI não deve ser tratado como um empregado subordinado. Isso significa que ele não deve estar sujeito a controle direto sobre suas atividades diárias e jornada de trabalho.
– Exclusividade: O MEI deve ser livre para trabalhar com outros clientes, de modo que o contratante não pode exigir atendimento único e exclusivo.
– Controle de Jornada: Exigir que o MEI cumpra horários fixos ou controle de ponto, como se fosse um funcionário, é um indicativo de vínculo empregatício, por isso deve-se evitar;
O número de Microempreendedores Individuais vem crescendo no Brasil e evidenciando uma nova era nas relações de trabalho. Dados do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apontam a existência de 14,6 milhões de MEIs em 2022, 1,5 milhão a mais que em 2021. Desse total, 17,3% dos MEIs, ainda matinham vínculo empregatício em 2022. Sobre os MEIs empregadores, o IBGE também aponta que em 2022, 133,8 mil MEIs mantinham um funcionário, contra 104,1 mil em 2021. O aumento de 18,8% no crescimento de MEIs acende um alerta importante para as empresas no que diz respeito à contratação para que alegações de possíveis vínculos empregatícios sejam evitadas.
Kozyreff & Toledo:
Fundado em 2023, o escritório Kozyreff & Toledo traz a expertise em oferecer soluções jurídicas de excelência para profissionais da saúde, hospitais, clínicas e empresas em questões trabalhistas.
O escritório também oferece assessoria jurídica trabalhista a empresas, priorizando o atendimento personalizado, a ética profissional e a excelência.
A equipe é formada pelos advogados Alan Kozyreff e Andressa Toledo, especializados em Direito Médico e da Saúde, incluindo responsabilidade civil e regulamentações complexas.