Academia Brasileira de Cinema divulga os finalistas do Prêmio Grande Otelo
5 de julho de 2024Com homenagem ao Cinema Novo, a 23ª edição da maior premiação do audiovisual do país será realizada no dia 28 de agosto, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro
A Academia Brasileira de Cinema divulga a lista dos finalistas ao Prêmio Grande Otelo e dá início à contagem regressiva para a maior premiação do setor audiovisual nacional, que neste ano homenageia o Cinema Novo. A cerimônia está confirmada para 28 de agosto, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo para todo o país pelo Canal Brasil e pelo Youtube da Academia. Os filmes com maior número de indicações são “Mussum, O Filmis”, de Silvio Guindane, e “O Sequestro do Voo 375”, de Marcus Baldini, ambos finalistas em 12 categorias. Veja abaixo a lista completa de indicações.
A partir desta 23º edição, a Academia Brasileira de Cinema renomeia o evento (que até 2023 chamava-se Grande Prêmio do Cinema Brasileiro) e lança uma nova marca para ampliar a homenagem ao ator e comediante que é um dos maiores ícones do nosso cinema e já dava nome ao Troféu Grande Otelo. Neste ano, a Academia apresenta também um novo site exclusivamente dedicado ao Prêmio, que reúne todos os detalhes da premiação, que terá direção do artista visual Batman Zavareze e roteiro de Bebeto Abrantes.
“Chegamos à 23ª edição do Prêmio do Cinema Brasileiro, agora rebatizado de Prêmio Grande Otelo, com um recorde de obras inscritas. Uma alegria ver a potência do nosso audiovisual num ano em que homenagearemos o Cinema Novo, movimento essencial para entendermos que somos protagonistas das histórias que só a gente pode contar”, diz a produtora Renata Almeida Magalhães, presidente da Academia Brasileira de Cinema.
Votado pelos sócios da Academia, o Prêmio Grande Otelo vem passando por atualizações desde que foi criado, sempre acompanhando as mudanças do mercado audiovisual. Com o objetivo de abranger a multiplicidade de formatos narrativos, a Academia criou este ano duas novas categorias: Melhor Atriz e Melhor Ator de Série de Ficção. No total, são 30 categorias, incluindo a de filmes ibero-americanos, com produções indicadas pelas academias de cinema dos 13 países associados à FIACINE (Federação Ibero-americana de Cinema). A categoria Melhor Longa-Metragem Comédia concorrerá exclusivamente ao Voto Popular.
“Receber mais uma edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na Cidade das Artes é uma honra, principalmente no ano em que ele passa a se chamar Prêmio Grande Otelo, homenageando um dos atores que representou tão bem o Brasil e o Rio de Janeiro nas telonas, no teatro e na música popular. A cidade sempre foi cenário de grandes produções nacionais e, no ano passado, subiu no ranking dos locais mais filmados do mundo, com mais diárias de gravação que Paris. Por isso, estamos sempre apostando no setor e, este ano, vamos investir R$34 milhões no Programa de Fomento Pró-Carioca Audiovisual, reafirmando a importância dessa atividade econômica para a nossa cidade”, diz o prefeito do Rio de Janeiro,Eduardo Paes.
A lista de finalistas de 2024 reúne mais de 200 profissionais indicados em 39 diferentes longas-metragens brasileiros e 5 longas ibero-americanos. Também estão na disputa 15 curtas brasileiros (5 de ficção, 5 documentários e 5 de animação); e 16 séries (4 de animação, 5 documentários e 5 de ficção).
O Prêmio Grande Otelo é votado por profissionais das mais diversas áreas do setor que são associados à Academia, entidade aberta a toda a classe. E, como acontece todos os anos, a abertura dos envelopes e os resultados são apurados, acompanhados e auditados pela PwC Brasil. Os vencedores serão escolhidos no segundo turno, de 12 a 22 de julho, com votação entre os sócios da Academia. A votação popular pela internet, para que o público eleja seu filme favorito entre os longas brasileiros finalistas de ficção (drama e comédia) e documentário, acontece de 26 de julho a 27 de agosto.
Em 2024, foram inscritos mais de 3 mil profissionais nas diferentes categorias, 94 longas de ficção, 67 longas documentários, 13 longas infantis, 7 longas de animação, 32 séries de ficção, 33 séries documentais, 4 séries de animação, 24 curtas-metragens animação, 38 curtas documentários, 22 curtas ficção, 9 filmes ibero-americanos.
O Prêmio Grande Otelo 2024 conta com o apoio da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura, e apuração PwC Brasil.
MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO
MUSSUM, O FILMIS, de Silvio Guindane.
Produção: André Carreira por Camisa Listrada e Roberto Santucci por Panorama Filmes.
NOITES ALIENÍGENAS, de Sérgio de Carvalho.
Produção: Sérgio de Carvalho por Saci Filmes e Pedro von Krüger por Com Domínio Filmes.
NOSSO SONHO – A HISTÓRIA DE CLAUDINHO E BUCHECHA, de Eduardo Albergaria.
Produção: Leonardo Edde e Eduardo Albergaria por Urca Filmes.
O SEQUESTRO DO VOO 375, de Marcus Baldini.
Produção: Joana Henning e Paula Torres por Estúdio Escarlate.
PEDÁGIO, de Carolina Markowicz.
Produção: Bianca Villar, Fernando Fraiha e Karen Castanho por Biônica Filmes.
MELHOR LONGA-METRAGEM COMÉDIA
(concorre exclusivamente na categoria Voto Popular)
DESAPEGA!, de Hsu Chien.
Produção: Marcos Scherer por Bronze Filmes e Catarina Chamon por Rubi Filmes e Produções Artísticas.
MINHA IRMÃ E EU, de Susana Garcia.
Produção: Marcio Fraccaroli, André Fraccaroli e Veronica Stumpf por Paris Produções Cinematográficas.
OS FAROFEIROS 2, de Roberto Santucci.
Produção: André Carreira por Camisa Listrada e Roberto Santucci por Panorama Filmes.
PÉROLA, de Murilo Benício.
Produção: Marcello Ludwig Maia por República Pureza Filmes e Murilo Benício por M.B. Produções.
SAUDOSA MALOCA, de Pedro Serrano.
Produção: Renata Martins Alvarez por Pink Flamingo Filmes.
TRÊS TIGRES TRISTES, de Gustavo Vinagre.
Produção: Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro por Carneiro Verde Filmes.
MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
ANDANÇA – OS ENCONTROS E AS MEMÓRIAS DE BETH CARVALHO, de Pedro Bronz. Produção: Roberto Berliner por TV Zero.
BELCHIOR – APENAS UM CORAÇÃO SELVAGEM, de Natália Dias e Camilo Cavalcanti. Produção: Camilo Cavalcanti por Clariô Filmes.
ELIS & TOM, SÓ TINHA DE SER COM VOCÊ, de Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay. Produção: Diogo Zecchin Pires Gonçalves e Roberto de Oliveira por Rinoceronte Entretenimento.
NADA SERÁ COMO ANTES – A MÚSICA DO CLUBE DA ESQUINA, de Ana Rieper.
Produção: Ana Rieper e Suzana Amado por Paladina Produções Artísticas.
RETRATOS FANTASMAS, de Kleber Mendonça Filho.
Produção: Emilie Lesclaux por Cinemascópio, Silvia Cruz e Felipe Lopes por Vitrine Filmes.
MELHOR LONGA-METRAGEM ANIMAÇÃO
A ILHA DOS ILUS, de Paulo G. C. Miranda.
Produção: Ricardo de Podestá, Paulo G.C. Miranda e Thiago Camargo por Mandra Filmes.
BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS, de Marão.
Produção: Marcelo Fabri Marão por Marão Desenhos Animados .
CHEF JACK, O COZINHEIRO AVENTUREIRO, de Guilherme Fiuza Zenha.
Produção: Luiz Fernando de Alencar e Giordano Becheleni por Immagini Animation Studios.
PERLIMPS, de Alê Abreu.
Produção: Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi por Buriti Filmes, Ernesto Soto Canny por Misti Filmes e Alê Abreu por Alê Abreu Produções.
UMA NOITE ANTES DO NATAL, de Nelson Botter Jr.
Produção: Nelson Botter Jr e Fernando Alonso por Tortuga Studios.
MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL
AS AVENTURAS DE POLIANA – O FILME, de Claudio Boeckel.
Produção: Mara Lobão e Rodrigo Montenegro por Panorâmica.
DOIS É DEMAIS EM ORLANDO, de Rodrigo Van Der Put.
Produção: Diego Paiva, Alberto Graça e Luciana Boal Marinho por MPC Filmes.
TURMA DA MÔNICA JOVEM – REFLEXO DO MEDO, de Mauricio Eça.
Produção: Marcos Scherer por Bronze Filmes Produtora.
UMA CARTA PARA O PAPAI NOEL, de Gustavo Spolidoro.
Produção: Aletéia Selonk por Okna Produções.
UMA FADA VEIO ME VISITAR, de Viviane Jundi.
Produção: Marcos Scherer por Bronze Filmes Produtora e Catarina Chamon por Rubi Filmes e Produções Artísticas.
MELHOR DIREÇÃO
ANITA ROCHA DA SILVEIRA por Medusa.
CAROLINA MARKOWICZ por Pedágio.
KLEBER MENDONÇA FILHO por Retratos Fantasmas.
MARCUS BALDINI por O Sequestro do Voo 375.
TOMÁS PORTELLA por Aumenta que é Rock’n’ Roll.
MELHOR PRIMEIRA DIREÇÃO DE LONGA-METRAGEM
ANA PETTA e HELENA PETTA por Quando Falta o Ar.
LILLAH HALLA por Levante.
NARA NORMANDE e TIÃO por Sem Coração.
NATÁLIA DIAS e CAMILO CAVALCANTI por Belchior – Apenas um Coração Selvagem.
SILVIO GUINDANE por Mussum, o Filmis.
MELHOR ATRIZ DE LONGA-METRAGEM
BÁRBARA PAZ como Isis por A Porta ao Lado.
DÉBORA FALABELLA como Ana por Bem-Vinda, Violeta.
DRICA MORAES como Pérola por Pérola
MAEVE JINKINGS como Suellen por Pedágio.
VERA HOLTZ como Virgínia por Tia Virgínia.
MELHOR ATOR DE LONGA-METRAGEM
AILTON GRAÇA como Mussum por Mussum, o Filmis.
CHICO DIAZ como Alê por Noites Alienígenas.
JOHNNY MASSARO como Luiz Antônio Mello por Aumenta que é Rock’n’ Roll.
JUAN PAIVA como Buchecha por Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha.
PAULO MIKLOS como Adoniran Barbosa por Saudosa Maloca.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE DE LONGA-METRAGEM
ALICE CARVALHO como Lili por Angela.
ALINE MARTA MAIA como Telma por Pedágio.
ARLETE SALLES como Vanda por Tia Virgínia.
CACAU PROTÁSIO como Malvina (fase 1) por Mussum, o Filmis.
GRACE PASSÔ como Sol por Levante.
MELHOR ATOR COADJUVANTE DE LONGA-METRAGEM
ANTÔNIO PITANGA como Tavares por Tia Virgínia.
GABRIEL LEONE como Armando por O Rio do Desejo.
GEORGE SAUMA como Samuca por Aumenta que é Rock’n’ Roll.
GERO CAMILO como Mato Grosso por Saudosa Maloca.
JORGE PAZ como Nonato por O Sequestro do Voo 375.
YURI MARÇAL como Carlinhos Jovem por Mussum, o Filmis.
MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
ADRIAN TEIJIDO, ABC, por O Rio do Desejo.
EVGENIA ALEXANDROVA por Sem Coração.
GUSTAVO HADBA, ABC, por Bem-Vinda, Violeta.
KIKA CUNHA, ABC, por Pérola.
NONATO ESTRELA, ABC, por Mussum, o Filmis.
RHEBLING JUNIOR por O Sequestro do Voo 375.
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
ADIRLEY QUEIRÓS e JOANA PIMENTA por Mato Seco em Chamas.
ANITA ROCHA DA SILVEIRA por Medusa.
CAROLINA MARKOWICZ por Pedágio.
DANIEL BANDEIRA por Propriedade.
FABIO MEIRA por Tia Virgínia.
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
ADRIANO FALCÃO, MARCELO SABACK e JÔ ABDU – Adaptado da peça teatral “Pérola”, de Mauro Rasi – por Pérola.
CAMILO CAVALCANTI, RODOLFO MINARI e SÉRGIO DE CARVALHO – adaptado do livro “Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho – por Noites Alienígenas.
LUSA SILVESTRE e MIKAEL DE ALBUQUERQUE – Adaptado do documentário “Sequestro do Voo 375”, de Constâncio Viana – por O Sequestro do Voo 375.
PAULO CURSINO – adaptado do livro “Mussum, uma história de humor e samba”, de Juliano Barreto – por Mussum, o Filmis.
SERGIO MACHADO, GEORGE WALKER TORRES, MARIA CAMARGO e MILTON HATOUM – adaptado da obra “O Adeus do Comandante”, de Milton Hatoum – por O Rio do Desejo.
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
ADRIAN COOPER por O Rio do Desejo.
ANA MARA ABREU por Tia Virgínia.
CLÁUDIO AMARAL PEIXOTO por Aumenta que é Rock’n’Roll.
KAREN ARAUJO por Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha.
RAFAEL RONCONI por O Sequestro do Voo 375.
MELHOR FIGURINO
ALEX BROLLO por Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha.
ANA AVELAR e JOANNA RIBAS por Aumenta que é Rock’n’Roll.
BIA SALGADO por Pérola.
CASSIO BRASIL por Mussum, o Filmis.
LETÍCIA BARBIERI por O Sequestro do Voo 375.
MELHOR MAQUIAGEM
IRANDÊ COSTA por Aumenta que é Rock’n’Roll.
MARCOS FREIRE por Tia Virgínia.
MARI PIN e MARTÍN MACÍAS TRUJILLO por Mussum, o Filmis.
SIMONE BATATA por O Sequestro do Voo 375.
ZÉ LUCAS por Noites Alienígenas.
MELHOR EFEITO VISUAL
JOSÉ FRANCISCO NETO, ABC, por Mussum, o Filmis.
MARCELO CUNHA e JOAQUIM MORENO por O Sequestro do Voo 375.
MARCELO SIQUEIRA, ABC e ALEXANDRE CRUZ, V.E.S, por Turma da Mônica Jovem – Reflexos do Medo.
MARCELO SIQUEIRA, ABC, por Aumenta que é Rock’n’Roll.
MARCELO SIQUEIRA, ABC, por Mamonas Assassinas, O Filme.
MELHOR MONTAGEM
ANDRÉ SAMPAIO por Noites Alienígenas.
ANDRÉ SIMÕES por Mussum, o Filmis.
EDUARDO ALBERGARIA e WALDIR XAVIER por Nosso Sonho, a História de Claudinho e Buchecha.
JOÃO WAINER por Elis & Tom, só Tinha de Ser com Você.
KAREN AKERMAN e VIRGÍNIA FLORES por Tia Virgínia.
LUCAS GONZAGA e GUSTAVO VASCONCELOS por O Sequestro do Voo 375.
MELHOR SOM
ANDRÉ BELLENTANI, FILIPE DERADO e TOCO CERQUEIRA por Pedágio.
BERNARDO UZEDA, EVANDRO LIMA, ABC e GUSTAVO LOUREIRO por Medusa.
EVANDRO LIMA, ABC, ACÁCIA LIMA, TOMÁS ALEM, GUSTAVO LOUREIRO e RODRIGO NORONHA por Mussum, o Filmis.
SÉRGIO SCLIAR, MIRIAM BIDERMAN, ABC e RICARDO REIS, ABC, por O Sequestro do Voo 375.
VALÉRIA FERRO, RENATO CALAÇA, SIMONE PETRILLO e PAULO GAMA por Aumenta que é Rock’n’Roll.
MELHOR TRILHA SONORA
BERNARDO GEBARA por Noites Alienígenas.
BERNARDO UZEDA e ANITA ROCHA DA SILVEIRA por Medusa.
BETO VILLARES por O Rio do Desejo.
DADO VILLA-LOBOS por Aumenta que é Rock’n’Roll.
PLÍNIO PROFETA por Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha.
PLÍNIO PROFETA por O Sequestro do Voo 375.
MELHOR LONGA-METRAGEM IBERO-AMERICANO
AL OTRO LADO DE LA NIEBLA (Equador) / Documentário – Direção: Sebastián Cordero. Indicação: Academia de las Artes Audiovisuales y Cinematográficas del Equador.
EL OTRO HIJO (Colômbia, Argentina e França) / Ficção – Direção: Juán Sebastián Quebrada. Indicação: Academia Colombiana de Artes y Ciencias Cinematográficas.
LA SOCIEDAD DE LA NIEVE (Espanha, Uruguai, Argentina e Chile) / Ficção – Direção: J.A. Bayona. Indicação: Academia de las Artes y las Ciencias Cinematográficas de España.
LOS COLONOS (Chile, Argentina, Reino Unido, Taiwan e EUA) / Ficção – Direção: Felipe Gálvez. Indicação: Academia de Cine de Chile.
PUAN (Argentina, Brasil, Italia, França e Alemanha) / Ficção- Direção: María Alché y Benjamín Naishtat. Indicação: Academia de las Artes y Ciencias Cinematográficas de la Argentina.
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA FICÇÃO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE, PARA TV ABERTA, TV PAGA OU STREAMING
A VIDA PELA FRENTE – Direção: Leandra Leal e Bruno Safadi. Escrita por: Rita Toledo, Carol Benjamin, Fernanda Frotté e Victor Nascimento. Produtora Brasileira Independente: Daza Filmes – Maria Barreto, Carol Benjamin, Leandra Leal e Rita Toledo. Canal Exibidor: Globoplay.
BETINHO – NO FIO DA NAVALHA – Direção Geral: Andre Felipe Cavalcanti Binder. Escrita por: Alex Medeiros, Armando Praça, George Walker, José Júnior, Manaíra Carneiro, Rafaela Camello e Sérgio Machado. Produtora Brasileira Independente: Formata Produções e Afroreggae Audiovisual – Daniela Busoli, Leonardo Lessa e José Pereira de Oliveira Junior. Canal Exibidor: Globoplay e Globo.
CANGAÇO NOVO – Direção Geral: Fabio Mendonça e Aly Muritiba. Escrita por: Mariana Bardan, Eduardo Melo, Fernando Garrido e Erez Milgrom. Produtora Brasileira Independente: O2 Filmes – Andrea Barata Ribeiro e Bel Berlinck. Canal Exibidor: Prime Video.
DOM – Direção Geral: Breno Silveira. Escrita por: Fábio Mendes, Higia Ikeda, Priscila Gontijo e Marcelo Vindicatto. Produtora Brasileira Independente: Conspiração – Renata Brandão e Breno Silveira. Canal Exibidor: Prime Video.
FIM – Direção Geral: Andrucha Waddington. Escrita por: Fernanda Torres. Produtora Brasileira Independente: Conspiração – Andrucha Waddington e Renata Brandão. Canal Exibidor: Globoplay.
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA DE DOCUMENTÁRIO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE, PARA TV ABERTA, TV PAGA OU STREAMING
DIRETORES DE ARTE – Direção Geral: Flávio Ramos Tambellini. Escrita por: Flávio Ramos Tambellini. Produtora Brasileira Independente: Tambellini Filmes – Flávio Ramos Tambellini Canal Exibidor: Canal Curta!
LÍNGUAS DA NOSSA LÍNGUA – Direção Geral: Estevão Ciavatta. Escrita por: Estevão Ciavatta. Produtora Brasileira Independente: Pindorama Filmes – Estevão Ciavatta. Canal Exibidor: HBO Max.
MASSACRE NA ESCOLA – A TRAGÉDIA DAS MENINAS DE REALENGO – Direção Geral: Bianca Lenti. Escrita por: Lúcia Tupiassú e Daniela Kopsch. Produtora Brasileira Independente: Giros Filmes – Belisário Franca, Bianca Lenti e Mauricio Magalhães. Canal Exibidor: HBO Max.
O CASO ESCOLA BASE – Direção Geral: Paulo Henrique Fontenelle. Escrita por: Paulo Henrique Fontenelle e Clarice Taliby. Produtora Brasileira Independente: Mistika Produções – Ariadne Mazzetti. Canal Exibidor: Canal Brasil.
VIAJANDO COM OS GIL – Direção Geral: Andrucha Waddington. Escrita por: Hermano Vianna e Sebastián Gadea. Produtora Brasileira Independente: Conspiração – Andrucha Waddington e Renata Brandão. Canal Exibidor: Prime Video.
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA DE ANIMAÇÃO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE, PARA TV ABERTA, TV PAGA OU STREAMING
ESQUADRÃO DO MAR AZUL – Direção Geral: Rubens Belli. Escrita por: Marcela Catunda. Produtora Brasileira Independente: Belli Studio – Aline Belli. Canal Exibidor: TV Rá Tim Bum.
O HOTEL SILVESTRE DE ANA FLOR – Direção Geral: Andrés Lieban. Escrita por: Denise Crispun. Produtora Brasileira Independente: 2DLab – Andrés Lieban e André Breitman. Canal Exibidor: Discovery Kids e HBO Max.
TRONIK – Direção Geral: Ale Mchaddo Escrita por: Ale Mchaddo. Produtora Brasileira Independente: 44 Toons Produções Artísticas – Guilherme Machado de Sá, Rafael Reinoso e Ale Mchaddo. Canal Exibidor: TV Rá Tim Bum.
ZOOPEDIA – Direção Geral: Camila Monart. Escrita por: Erickson Marinho, Bruno Antônio, Camila Monart e Ulisses Brandão. Produtora Brasileira Independente: Viu Cine – Ulisses Brandão. Canal Exibidor: EBC-TV Brasil.
MELHOR ATRIZ SÉRIE DE FICÇÃO PARA TV ABERTA, TV PAGA OU STREAMING
ALESSANDRA NEGRINI como Inês por Cidade Invisível.
ALICE CARVALHO como Dinorah por Cangaço Novo.
BIANCA COMPARATO como Carmem por João Sem Deus – A Queda de Abadiânia.
MARJORIE ESTIANO como Ruth por Fim.
THAINA DUARTE como Dilvania por Cangaço Novo.
MELHOR ATOR SÉRIE DE FICÇÃO PARA TV ABERTA, TV PAGA OU STREAMING
ALLAN SOUZA LIMA como Ubaldo por Cangaço Novo.
BRUNO MAZZEO como Silvio por Fim.
FÁBIO ASSUNÇÃO como Ciro por Fim.
GABRIEL LEONE como Pedro por Dom.
JULIO ANDRADE como Betinho por Betinho – No Fio da Navalha.
MARCO NANINI como João de Deus por João Sem Deus – A Queda de Abadiânia.
MELHOR CURTA-METRAGEM FICÇÃO
A MENINA E O MAR, direção Gabriel Mellin.
OS ANIMAIS MAIS FOFOS E ENGRAÇADOS DO MUNDO, direção Renato Sircilli.
QUINZE QUASE DEZESSEIS, direção Thais Fujinaga.
SE PRECISAR DE ALGO, direção Mariana Cobra.
YÃMÎ YAH-PÁ | FIM DA NOITE, direção Vladimir Seixas.
MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
AS MARIAS, direção Dannon Lacerda.
CAMA VAZIA, direção Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet.
EU, NEGRA, direção Juh Almeida.
MACALÉIA, direção Rejane Zilles.
THUË PIHI KUUWI – UMA MULHER PENSANDO, direção Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami.
MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO
ERA UMA NOITE DE SÃO JOÃO, direção Bruna Velden.
JUSSARA, direção Camila Ribeiro.
LAPSO, direção Mônica Moura.
MULHER VESTIDA DE SOL, direção Patrícia Moreira.
QUINTAL, direção Mariana Netto.