30 cidades do PR decretam LOCKDOWN
27 de maio de 2021Cidades do Paraná adotam medidas mais restritivas para circulação de pessoas, dizem associações
Medida prevê fechamento de todos os serviços não essenciais, além de restaurantes fora de estrada, e funcionamento de farmácias e postos de combustíveis apenas em caráter de emergência.
30 cidades do Paraná adotaram um decreto conjunto de “lockdown” e determinaram medidas mais restritivas para conter o avanço do novo coronavírus, a partir desta quinta-feira (27). As normas variam de acordo com cada cidade.
A decisão foi tomada após uma reunião entre prefeitos participantes da Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro), Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) e Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi).
No período, ficou recomendada a suspensão do funcionamento de todas as atividades não essenciais e também de alguns serviços considerados essenciais, como mercados. O decreto também prevê a proibição de venda de bebida alcoólica.
Ao todo, 17 cidades da Amocentro e 16 da Comcam adotaram as medidas. A Amuvi não divulgou quais municípios decretaram restrições, mas afirmou que todas devem participar do acordo.
Segundo as associações, os gestores municipais adotaram as medidas diante do aumento de casos e mortes de Covid-19, além da lotação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais por conta da doença.
Região central do estado
Na região central do estado, 17 cidades adotaram o decreto. No caso de Guarapuava, que também se juntou à iniciativa, a prefeitura informou que, apesar disso, permanecem em vigência as regras atuais previstas por decreto municipal.
De acordo com a 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, 32 pessoas com Covid-19 aguardam por leitos em vagas de Unidade de Terapia Intensiva, nesta quarta, na regional.
Veja a seguir a lista de cidades da região:
- Altamira do Paraná
- Boa Ventura de São Roque
- Campina do Simão
- Cândido de Abreu
- Iretama
- Guarapuava
- Laranjal
- Manoel Ribas
- Mato Rico
- Nova Tebas
- Nova Cantu
- Palmital
- Pitanga
- Roncador
- Rosário do Ivaí
- Santa Maria do Oeste
- Turvo
Região de Campo Mourão
A Comcam afirmou que Araruna, Barbosa Ferraz, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Luiziana, Mamborê, Peabiru, Roncador e Ubiratã adotaram o “lockdown” a partir desta quinta-feira (27). Em Nova Cantu, o comércio fecha na sexta (28).
Iretama, Janiópolis, Moreira Sales e Quarto Centenário afirmaram que o comércio estará fechado no fim de semana, entre sábado (29) e domingo (30). Ainda segundo a associação, Campina da Lagoa adotará as restrições entre 3 e 6 junho.
Boa Esperança, Engenheiro Beltrão, Goioerê, Quinta do Sol e Terra Boa não aderiram o’ ‘lockdown’, segundo a Comcam, mas decretaram outras medidas. Rancho Alegre D’Oeste não se manifestou.
Amuvi
A Amuvi disse que todos os municípios aprovaram a adoção de um ‘lockdown’, com fechamento do comércio pelos próximos três finais de semana, aos sábados e domingos.
A associação não divulgou um levantamento de quais cidades já decretaram as medidas.
Fazem parte do bloco as seguintes cidades:
- Apucarana
- Arapuã
- Ariranha do Ivaí
- Bom Sucesso
- Borrazópolis
- Califórnia
- Cambira
- Cruzmaltina
- Faxinal
- Godoy Moreira
- Grandes Rios
- Ivaiporã
- Jandaia do Sul
- Jardim Alegre
- Kaloré
- Lidianópolis
- Lunardelli
- Marilândia do Sul
- Marumbi
- Mauá da Serra
- Novo Itacolomi
- Rio Bom
- Rio Branco do Ivaí
- Rosário do Ivaí
- São João do Ivaí
- São Pedro do Ivaí