VÍDEO: F-35A da USAF lançando a bomba nuclear B61-12 em teste recente

VÍDEO: F-35A da USAF lançando a bomba nuclear B61-12 em teste recente

31 de outubro de 2021 0 Por Redação Em Notícia

Depois que a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) anunciou recentemente que seu caça F-35A de quinta geração completou sua primeira demonstração completa do sistema de armas com a bomba nuclear guiada B61-12, o serviço agora divulgou um vídeo do evento.

As versões de teste das bombas nucleares foram lançadas pelos F-35As como parte de seu processo de certificação nuclear em 21 de setembro, mas o vídeo foi divulgado um mês depois.

O vídeo mostra o caça de quinta geração liberando a bomba de seu compartimento interno, bem como os motores do foguete da bomba acendendo e enviando-o em um giro longitudinal antes de atingir o solo no campo de teste em Tonopah.

Deve-se notar que o F-35A se tornou a primeira aeronave a liberar o B61 de um compartimento de bombas interno em velocidade supersônica no final de 2020.

Como relatado anteriormente sobre os testes de certificação nuclear, o processo é dividido em duas fases: certificação de projeto nuclear e certificação operacional nuclear. O teste de setembro é considerado o exercício de teste de voo de graduação para a certificação de projeto nuclear do F-35A e conclui os testes em aeronaves para o esforço inicial de certificação nuclear.

Com os voos de teste agora concluídos, o Pentágono e o Departamento de Energia irão agora analisar e revisar os dados de teste recebidos deste evento para garantir que as aeronaves F-35A e a bomba B61-12 funcionaram corretamente em todas as fases da operação.

O Pentágono não divulgou uma data para a certificação nuclear completa do F-35A em apoio às operações do mundo real. Apenas as unidades com uma missão nuclear receberão o hardware e a força de trabalho necessários para configurar e manter F-35s com capacidade nuclear.