Usina São Fernando – chega ao fim o impasse
26 de agosto de 2021O que parecia ser um grande imbróglio pelo controle da Usina São Fernando (USF), antiga propriedade de José Carlos Bumlai, finalmente teve um desfecho.
Inicialmente declarado como vencedor do certame, o grupo Millenium Holding, foi desclassificado por supostamente não conseguir cumprir a apresentação das garantias dentro do tempo exíguo apresentado pela Justiça, além de ser questionada judicialmente pela Usina Santa Helena (USH) sobre as garantias apresentadas, pedindo para ser declarada a vencedora.
Todavia, o Juízo responsável desclassificou a Millenium e considerou vencedora a USH, entretanto, as demais participantes não consideravam que a usina tivesse solidez para arcar com os compromissos e ingressaram com recurso contra a decisão do Juízo de Dourados – MS. Um tenebroso cenário começava a desenhar-se, pois a disputa judicial poderia levar anos e inviabilizar a venda da massa falida.
A USH considerava aproveitar a safra 2021/2022 para viabilizar as condições de pagamento da aquisição. Diante da impossibilidade de se assumir imediatamente a planta, o que afetaria sua condições para arcar com as obrigações inerentes ao certame, a USH retirou-se do processo e abriu caminho para as demais, finalizando as disputas.
Inteligência Estratégica
Com a USH de fora, Eduardo Lima, CEO da Holding Millenium fez uma proposta de composição participativa com as demais interessadas na USF: o Consórcio ESG e a AGF. Pelo acordo realizado, as três interessadas participarão conjuntamente, sendo que a AGF e a ESG tocarão a produção de etanol de cana-de-açúcar, enquanto que a Millenium realizará a produção de etanol a partir do milho aumentando a produtividade da usina.
De acordo com Lima, o principal objetivo de se fazer esta composição entre as outras interessadas, está em se evitar o cancelamento do leilão, de modo que a usina São Fernando possa retomar suas operações.
“A Millenium deu anuência para a AGF. Para que possamos resolver em conjunto essa situação, faz-se a compra da usina e depois operamos em conjunto”.
— Eduardo Lima, CEO da Holding Millenium
Contudo, para que esse acordo fosse viabilizado seria necessária a anuência do Ministério Público, fato que ocorreu nesta data. Desta forma, Lima acredita ser possível manter a produção atual da São Fernando e aumentar os volumes já na safra seguinte.
Etanol de Milho
Com relação ao etanol de milho, o executivo da Millenium acredita que a planta tem potencial de iniciar as operações em cerca de um ano e meio, assim a Millenium atingirá até 2023 uma capacidade de até 600 mil litros de etanol por dia.
“Se este projeto der certo, nós podemos desenvolver o mesmo trabalho em outras usinas em recuperação judicial, colocando [estrutura para a produção de etanol de] milho e trabalhando em conjunto, o que pode mudar a vida financeira da usina”.
— Eduardo Lima, CEO da Holding Millenium