TSE transfere ação que pode tornar Carla Zambelli inelegível para Justiça Eleitoral de São Paulo

TSE transfere ação que pode tornar Carla Zambelli inelegível para Justiça Eleitoral de São Paulo

13 de julho de 2023 0 Por Redação Em Notícia

Ministro Benedito Gonçalves alega que não justifica ação ficar com a Corregedoria-Geral Eleitoral

O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), transferiu uma ação de inelegibilidade contra a deputada federal Carla Zambelli (PL/SP) para a Justiça Eleitoral de São Paulo.

A ação é movida pela também deputada Samia Bomfim (PSOL/SP), que acusa Zambelli de divulgar fake news de propósito “para conquistar apoio político por meio da divulgação de notícias sabidamente inverídicas acerca do sistema eleitoral brasileiro”. A parlamentar pede a cassação e a inelegibilidade por oito anos.

Gonçalves argumentou que não se justifica a ação ficar na mão da Corregedoria-Geral Eleitoral e casos desse tipo causam atraso nas análises de ações referentes à Presidência.

“Não se justifica a concentração, na Corregedoria-Geral Eleitoral, de todas as ações ajuizadas em quaisquer unidades da federação a respeito de fatos assemelhados, em prejuízo à tramitação célere das ações relativas ao pleito presidencial”, justificou o ministro.

Além disso, ele negou conexão dessa ação com outra da própria parlamentar, que também inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A defesa da parlamentar tentou concentrar as investigações no TSE devido a outras investigações que correm na corte.

Compartilhe: