Russos atacam a maior usina nuclear da Europa

Russos atacam a maior usina nuclear da Europa

3 de março de 2022 0 Por Redação Em Notícia

Um vídeo do ZNPP mostra projéteis inimigos atingindo o prédio de escritórios da estação e, em seguida, um incêndio na estação

 

Na cidade de Energodar, na região de Zaporozhye, como resultado de muitas horas de bombardeios por tropas russas, ocorreu um incêndio na usina nuclear de Zaporozhye. O prefeito da cidade, Dmitry Orlov , informou sobre isso na noite anterior à sexta-feira, 4 de março .

“A ameaça à segurança mundial! Como resultado do bombardeio contínuo de prédios e unidades da maior usina nuclear da Europa pelo inimigo, a usina nuclear de Zaporozhye está pegando fogo!” Ele escreveu.

O chefe da Energodar pediu aos ocupantes que cessem o fogo, que dura mais de cinco horas.

Segundo um funcionário da estação, os bombeiros não conseguiram chegar ao local do incêndio porque estavam sendo alvejados. Ao mesmo tempo, os projéteis já foram atingidos pela primeira unidade de energia.

Um fluxo de vídeo apareceu no YouTubedas câmeras de vigilância da central nuclear de Zaporizhzhya. Mostra projéteis atingindo o prédio administrativo da estação, então um incêndio começa no ZNPP.

De acordo com o porta-voz do ZNPP, Andriy Tuz, a câmera está localizada no posto de controle do NPP, voltado para a cidade. Veículos inimigos se movem e atiram diretamente na estação.

“Liguei para meus colegas que trabalham em unidades de energia. Eles dizem que os projéteis caem diretamente sobre as unidades, próximo à produção perigosa. Também temos uma instalação de armazenamento de combustível nuclear usado. É bom que ainda não tenha sido inimigo fogo”, disse ele no canal de TV Rada.

Ace esclareceu que até agora não há informações de que o fundo de radiação tenha sido danificado, mas isso pode acontecer se o bombardeio continuar.

“A primeira unidade de energia, que estava ocupada pelos ocupantes, estava passando por reparos programados, mas eles não tiveram tempo de enviar combustível nuclear de lá”, acrescentou.

Um dia antes, o chefe do Ministério da Energia da Ucrânia Herman Galushchenko, comentando uma situação em Energodar onde o oponente entrou, declarou que a central nuclear de Zaporozhye está protegida de forma confiável , portanto, o cenário trágico é impossível.

De acordo com informações locais, o ataque não atingiu o reator nuclear, o incêndio teria acometido o prédio administrativo e os bombeiros conseguiram chegar ao local e controlar o fogo. Segundo informação oficial, a usina encontra-se segura e fora de perigo.

Compartilhe: