Portal EM NOTÍCIA, notícias sobre Brasil, Mercosul, EUA, USA, Américas, Europa, Ásia, África, Oriente Médio, Oceania, Viagens, Turismo, Viagens e Turismo, Entretenimento, Lazer, Esportes, Cultura, Futebol, Olimpíadas, Paralimpíadas, Copa América, Copa do Mundo, Polícia, Notícias Policiais, Política, Congresso, Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa, Senado, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Nordeste, Norte, Centro-Oeste, Sul, Sudeste, Gastronomia, Vinhos, Bebidas, Cervejas, Comida, Receitas, Chef, RH, Emprego, Empreendedorismo, Negócios, Oportunidades,
A produção industrial voltou a crescer após ter recuado em abril. Em maio de 2023, a produção nacional cresceu 0,3% em relação ao mês anterior.
Em relação ao ano anterior, a indústria avançou 1,9%. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, houve redução de 0,4% e, em 12 meses, variação nula.
A média móvel trimestral foi também de 0,3%.
As taxas positivas da pesquisa alcançaram três das quatro grandes categorias econômicas da pesquisa e 19 dos 25 ramos industriais pesquisados.
As influências positivas mais importantes vieram de produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (7,7%), veículos (7,4%) e máquinas e equipamentos (12,3%).
Outras contribuições importantes vieram de indústrias extrativas (1,2%), de produtos de metal (6,1%), de outros equipamentos de transporte (10,2%), de metalurgia (2,1%), de produtos diversos (6,6%) e de couro, artigos para viagem e calçados (4,9%).
Para as grandes categorias econômicas, ainda na comparação com o mês imediatamente anterior, as contribuições mais significativas vieram de bens de consumo duráveis (9,8%) e bens de capital (4,2%). Segmento de bens intermediários também apresentou resultado positivo, de 0,1% e marcou o quarto mês seguido de expansão.
Os dados foram divulgados pelo IBGE.