Polícia Federal e BPFron apreendem 2,5 mil pacotes de cigarros contrabandeados
12 de junho de 2021Policiais militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), em conjunto com a Polícia Federal, apreenderam 2,5 mil pacotes de cigarros contrabandeados. A ação policial aconteceu na noite de quarta-feira (09/06) na cidade de Guaíra, no oeste do Estado do Paraná durante a Operação Hórus.
De acordo com as informações repassadas pela unidade, os policiais militares e federais estavam em patrulhamento quando abordaram um veículo. Ao fazer as buscas, os agentes de segurança pública constataram que o carro estava carregado com 2,5 mil pacotes de cigarros contrabandeados. O motorista fugiu e não foi localizado
A apreensão gerou um prejuízo estimado no valor de R$ 150 mil aos contrabandistas e o material foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia Federal em Guaíra para as medidas de praxe e posterior incineração.
É importante ressaltar que especialmente falando sobre cigarros contrabandeados, além do grande prejuízo à indústria nacional e também aos cofres públicos pela sonegação tributária, o produto feito sem qualquer tipo de fiscalização pode ter em sua formulação produtos ainda mais prejudiciais à saúde do consumidor. Apesar de o cigarro nacional também não ter quantidade segura para a saúde, um produto feito sem adequação à legislação pertinente tem o potencial prejudicial muito mais elevado e por esse motivo é importante a ação do Estado no combate ao contrabando desse produto e sua imediata destruição.