Oficina de slam poetry em Hortolândia ensina a galera sobre a arte da poesia falada
19 de março de 2025Inscrições devem ser feitas via formulário na internet; evento começa neste domingo (23/03); oficina é um do projetos contemplados pelo edital federal PNAB, divulgado pela Prefeitura
Você quer aprender a arte da slam poetry? Então, se liga que Hortolândia terá uma oficina de slam. Quem quiser participar, precisa fazer inscrição por meio deste LINK. São 12 vagas disponíveis. Podem se inscrever pessoas com idade a partir de 15 anos. A atividade começa neste domingo (23) e prossegue nos dias 30, 06/04 e 13/04, no horário das 9h às 12h30. A oficina será ministrada na sede do Coletivo de Educação Flor de Maio, localizada na rRua Monteiro Lobato, 1503, Jardim Amanda. A oficina, realizada pelo Coletivo NPN019 (Nóis Por Nóis), é um dos projetos contemplados pelo edital federal da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), divulgado pela Prefeitura de Hortolândia no ano passado.
A slam poetry surgiu nos Estados Unidos, na década de 1980, e pode ser traduzida como uma batalha de poesia falada. Porém, a slam poetry tem diferenças em relação a batalha de rima.
De acordo com Matheus “Math” Sousa, integrante do Coletivo NPN019 e coordenador da oficina, a atividade irá ensinar como se faz slam poetry. “A oficina será ministrada por três parceiros nossos. O Johnny Lima vai abordar o lado histórico do slam. Já a Sol Carlota vai mostrar como se faz a parte escrita do slam. E, por fim, a Eva Maria vai explicar como é a parte performática do slam”, explica Matheus “Math” Sousa.
Durante a oficina será oferecido um café coletivo. O coordenador ainda solicita para que os participantes levem caneta, lápis, caderno e/ou bloco de nota para a realização da oficina. Ao final da atividade, os aprendizes serão convidados a partir de um evento de slam poetry que o coletivo NPN019 irá realizar no dia 26/04.