O que o BBB ensina sobre estratégia empresarial

O que o BBB ensina sobre estratégia empresarial

24 de fevereiro de 2022 0 Por Priscila Guidini

.

Por Priscila Guidini

Goste você ou não, fato é que o Big Brother Brasil tem uma relevância inegável. Considerado o maior programa da TV brasileira, o reality traz importantes lições sobre estratégia empresarial. 

Monitoramento em tempo real

Assim como no BBB, com câmeras que nunca desligam, é importante que as organizações estejam atentas ao cenário dinâmico.  Olhar para o ambiente externo, entender dados e flutuações de comportamento de consumo são fundamentais para a a empresa situações prever tendências. Assim como no jogo, o cenário muda de maneira muito ágil. Algumas empresas ainda tomam decisões “olhando para o retrovisor”, enquanto outras, com uma visão apurada do momento presente, dão passos mais precisos. Imagina só um brother decidindo um paredão com informações da semana retrasada?

Visão do todo

No programa, fica bem evidente, na hora da tomada de decisões, a diferença que faz para os participantes só terem acesso a uma parte da história. De fora, os telespectadores podem ver o todo e, portanto, agiriam diferente. No mundo corporativo, é essencial que os líderes tenham uma visão da operação como um todo, sem pontos cegos, para uma tomada de decisão consciente e assertiva.

Capacidade de adaptação 

O biólogo britânico Charles Darwin disse: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. Essa máxima vale tanto para os jogadores como para o meio corporativo. O mercado está sempre mudando, e o mais importante para uma empresa é sua capacidade de adaptação frente aos novos desafios apresentados a cada dia.

Análise de dados

O telespectador do BBB precisa da edição para acompanhar o programa, já que, mesmo no pay-per-view, não seria possível para uma só pessoa acompanhar todas as câmeras ao mesmo tempo. Portanto, mesmo com monitoramento de dados em tempo real, é importante ter uma camada de inteligência que seleciona onde o olhar humano deve focar. 

Assim como o Big Brother Brasil, é importante que as organizações acompanhem as tendências de comportamento, se atualizarem para oferecer a melhor e mais completa experiência para seus usuários, em diferentes plataformas e canais de comunicação. 

Viu como BBB não é só futilidade.

Compartilhe: