“O Agente Secreto” representará o Brasil no Oscar 2026
15 de setembro de 2025 0 Por Redação Em NotíciaFilme de Kléber Mendonça Filho, com Wagner Moura, foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para disputar a categoria Melhor Filme Internacional, após aclamação em Cannes
A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira (15) a escolha do longa-metragem “O Agente Secreto”, dirigido por Kléber Mendonça Filho, como o representante do Brasil na disputa pelo Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional.
O filme, protagonizado por Wagner Moura, tem como pano de fundo a ditadura militar brasileira, em 1977. A trama acompanha a trajetória de Marcelo, um professor de tecnologia que busca recomeçar sua vida no Recife e se vê envolvido em um complexo universo de espionagem e paranoia.
Embora ainda não tenha chegado às salas de cinema nacionais, “O Agente Secreto” já obteve reconhecimento internacional, conquistando importantes prêmios no Festival de Cannes. Kléber Mendonça Filho foi premiado como Melhor Diretor e Wagner Moura como Melhor Ator, em uma das mais prestigiadas mostras de cinema do mundo.

A seleção para representar o Brasil na premiação máxima do cinema mundial é apenas o primeiro passo. O filme indicado por cada país passará por uma fase de seleção realizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que definirá os filmes que integrarão a lista final de concorrentes ao Oscar 2026. A cerimônia de entrega das estatuetas está agendada para 15 de março de 2026.
Outros filmes que concorriam à vaga de representante brasileiro foram “Baby”, de Marcelo Caetano; “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal; “Manas”, de Marianna Brennand; “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro; e “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi.
Vale lembrar que, no início deste ano, o Brasil celebrou sua primeira conquista no Oscar com o filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, laureado na categoria de Melhor Filme Internacional.






