Novo golpe do WhatsApp clonado rouba senha da verificação em duas etapas

Novo golpe do WhatsApp clonado rouba senha da verificação em duas etapas

16 de maio de 2021 0 Por Redação Em Notícia

Criminosos solicitam recuperação do código de duas etapas do WhatsApp para roubar conta das vítimas — Foto: Reprodução/Kaspersky

O analista sênior da Kaspersky, Fábio Assolini, explica que isso acontece porque o WhatsApp permite o recadastro da senha — como acontece quando perdemos a senha do e-mail, por exemplo. Segundo Assolini, “da mesma forma que podemos solicitar a recuperação de uma senha em uma loja online, podemos pedir a recuperação da dupla autenticação do app de mensagens, caso seja esquecida”.

Nesse sentido, o golpe do WhatsApp clonado evoluiu. Agora, com essas novas artimanhas, os criminosos têm utilizado técnicas mais convincentes de engenharia social, o que foi classificado por Fábio Assolini como “um novo nível”.

Segundo pesquisadores da Kaspersky, a forma mais efetiva de se proteger é desconfiar do golpe e saber antecipadamente que ele existe. A empresa recomenda que os usuários do app de mensagens continuem utilizando a dupla autenticação para proteger a conta, sem nunca desativar a proteção.

Além disso, a companhia de ciber-segurança também recomenda que os usuários solicitem a exclusão de seus números de listas de ID de aplicativos capazes de identificar chamadas. Isso porque essa pode ser uma das maneiras que criminosos usam para se apossar dos números de telefone das vítimas, utilizando seus nomes.

Compartilhe: