Intervenção da saúde pública de Cuiabá ganha documentário inédito
24 de janeiro de 2025Curta metragem traz os bastidores da saúde pública de Cuiabá após colapso envolvendo desvio de verba, compra de medicamentos vencidos e mais de 20 operações policiais
A intervenção da Saúde de Cuiabá, uma decisão histórica em território nacional, acaba de ser eternizada em novo filme produzido pela Full Time, com direção de Rafael Afonso. A medida foi adotada pelo Governo do Estado do Mato Grosso em março de 2023 após caos da saúde pública da capital e denúncias de irregularidades na administração municipal, incluindo atrasos em pagamentos a fornecedores, falta de medicamentos e precariedade nos atendimentos de saúde.
Por meio de entrevistas a nomes envolvidos no caso, o filme é o primeiro a mergulhar nos bastidores de um dos maiores escândalos da saúde pública de Cuiabá, que teve repercussão em todo o Brasil.
Durante os dez meses de intervenção, foram realizadas diversas ações, incluindo a reforma de unidades de saúde, a implantação de sistemas de gestão de medicamentos e a contratação de profissionais para suprir deficiências no atendimento.
No documentário, os principais atores da intervenção contam como encontraram a saúde da capital e detalham os trabalhos realizados durante o período interventivo para amenizar o impacto do caos para a população cuiabana. Eles também expõem a esperança de melhorias com a troca da gestão municipal.
Em um contexto nacional de forte influência política nas pastas da saúde, sobretudo desde o período da pandemia, com desvio de vacinas e colapso na saúde pública de outros estados (como Manaus, com a falta de oxigênio em 2021), o filme dirigido por Rafael Alfonso é importante para ilustrar que o caso da saúde de Cuiabá é mais uma peça dentro de um cenário político brasileiro. O documentário é coordenado pelo Instituto Ibitiraty.
Documentário: Intervenção na saúde pública de Cuiabá: DOC – INTERVENÇÃO NA SAÚDE DE CUIABÁ
Coordenação: Instituto Ibitiraty
Realização: Secel – MT / ALMT
Produção: Full Time Film Produtora
Direção: Rafael Alfonso
Roteiro: Kamila Arruda
Narração: Andersen Navarro
Produção: Flávio Thompson
Projeto: Celina Bernardes
Artes Visuais: Igor Isnenghi
Edição de vídeo e Op. Cam: Denner Mendes
Produtora executiva: Allana Alfonso
Colaboração: Rafael Ranalli