Inscrições para acompanhar um dos maiores eventos de tecnologias sustentáveis da América Latina estão abertas
17 de novembro de 2021Público poderá assistir aos debates com grandes nomes nacionais e internacionais sobre Finanças Verdes, Economia Azul e Mercados de Carbono, entre outros, além de conhecer novas soluções de tecnologia verde na edição 2021 do GreenTech América Latina
Estão abertas as inscrições para acompanhar, remota e gratuitamente, o GreenTech América Latina, programa de seleção e desenvolvimento de startups com tecnologias que despoluem ou reduzem a emissão de gases de efeito estufa.
O evento acontece de 22 a 24 de novembro e terá abertura de Julio Moura Neto, Sócio Fundador e Presidente da Vesper-Ventures, membro do Conselho da Cencosud (Chile), sócio e membro dos Conselhos da Brinox, da Exact Sales e da Órigo.
No dia 23 a abertura fica por conta do Holandês Derk Loorbach, da Drift for Transition que falará sobre radical transitions. No dia 24 Frederik Van Deurs, Fundador do Green Innovation Group e Michelle Tatcher, da US Green Chamber of Commerce abrirão o último dia.
Entre os palestrantes estão Sergio Gusmão Suchodolski, que falará no painel Economia Verde sobre as iniciativas do banco. Presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S/A – BDMG e da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Sergio é também Diretor do Comitê Executivo da Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (ALIDE).
Um dos participantes do painel Tendências dos Mercados de Carbono é Ed Morata, cofundador da ForFuturing, consultoria de ESG na América Latina, EUA e Europa que co-fundou um dos primeiros fundos de créditos de carbono brasileiro este ano, e da Eneas Alternative Investments, firma de private equity; Max Corrêa, Chefe da Divisão de Combustíveis e Novas Energias no Ministério de Minas e Energia do Chile falará no painel de Energy Tech; Johan Lopez traz para o painel de Economia Azul ampla experiência em iniciativas de impacto social, finanças verdes, parcerias globais e desenvolvimento sustentável, tendo passagens pelo Citibank e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, entre outras instituições.
A GreenTech apresentará os seguintes temas e palestrantes:
- TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES DO AMBIENTE REGULATÓRIO E ESG Ana Luci Grizzi – IFC; Brendan Walsh – ESG Risk Guard; Bruno Peixoto – Mosimann-Horn.
- TENDÊNCIAS DOS MERCADOS DE CARBONO Ed Morata – ForFuturing; Jessica Wade-Murphy de Jimenez – Atmosphere Alternative; Susana Vélez Haller – Verra.
- RADICAL TRANSITIONS, GOVERNANCE AND GREEN TECH Derk Loorbach – Drift for Transition.
- ECONOMIA VERDE – INVESTINDO NA ECONOMIA REAL Antonio Potenza – Fund4Impact; Chris Cucci – First Climate Bank; Franklin Luzes – Microsoft; Sérgio Suchodolski – BDMG.
- BIO + TECH Alexandre Alonso – Embrapa; Flavio Zaclis – Barn Investimentos; Laura Antoniazi – Agroícone; Maurício Cárdenas – Cámara Verde de Comércio.
- INOVAÇÃO VERDE Frederik van Deurs – Green Innovation Group e Michelle Thatcher – U.S. Green Chamber of Commerce.
- ENERGY TECH Maria Rolim – Offshore Wind; Max Correa – MME Chile; Natalia Castilhos Rypl – Bloomberg; Thiago Arruda – European Energy A/S
- ECONOMIA AZUL – ÁGUA E OCEANOS Alexandre Moraes Ramos – UFSC; Angelica Rotondaro – Alimi Ventures; Ivan Lalovic – Gybe; Johan Lopez – UNEP.
As empresas scale-ups selecionadas farão também suas respectivas apresentações (pitches). A programação completa e biografia dos palestrantes está acessível neste link.
Na esteira da maior conferência do mundo sobre o clima, a COP 26, onde são discutidas questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável e saudável do Planeta, o evento apresentará uma série de propostas escaláveis, rentáveis e ecológicas elaboradas por 20 empresas scale-ups, prontas para serem assimiladas por grandes corporações e outras organizações de qualquer porte.
“É uma oportunidade de conhecer, se inspirar e apoiar ideias incríveis, com um potencial enorme de transformar lógicas inteiras do setor produtivo, agregando valores importantes a um mundo mais verde e próspero. As scale ups têm tecnologias que sāo o passo a mais que as empresas precisam dar, hoje, para a própria sustentabilidade e para continuar contribuindo para um futuro mais saudável para todos”, disse Tiago Brasil Rocha, fundador e CEO da Build from Scratch e GreenTech América Latina.
Os projetos, que serão avaliados por júris especializados e entre as presenças confirmadas já estão: Giovanna Jagger – Worldwide Generation, André Borges – Ifood, Arthur Rabelo – Oracle, Fabio Alperowitch – Fama Investimentos, Beatriz Dias de Sá – Heineken, Miguel Costa – Kearney, Ricardo Mollo – Brain Business School, Fabiola Sena – Head Energia, Flavio Andrade – Oceanpact, Claudia Pedra – Stone Soup, Marcio Takata – Greener.
As startups estão tendo reuniões preparatórias com o fundador do green innovaiton group na Dinamarca – Martin Petersen e com os patrocinadores do evento. E receberão, ainda, capacitações em Inteligência Artificial com o Instituto Federal do Paraná e, em Captação de Recursos Não Reembolsáveis, com a Value Weaver. Terão acesso, também, a uma assinatura de um ano da Head Energia – escola de formação em energy tech. As três mais bem avaliadas, ao final do processo, ganham direito a um MBA completo em Empreendedorismo e mais dois cursos de curta duração na Brain Business School. Por fim, a multinacional americana Oracle concederá um pacote de US$ 3 mil em créditos a cada empresa, 70% de desconto nos serviços por dois anos e o programa de conexões Oracle for Start ups para ajudar os participantes a crescer. Consultoria portuguesa Stone-Soup oferecerá mentorias para internacionalização 3 melhores colocados.
Realizado pela Build From Scratch (BFS), em parceria com a Green Innovation Group A/S, a GreenTech América Latina 2021 escolheu projetos que possam trazer impacto sustentável e econômico rápido para outras organizações, negócios, investidores e corporações. As empresas captadas terão mentorias preparatórias – “Bootcamp” com os patrocinadores do evento, na categoria Bronze: Kearney, Heineken, ESG Risk Guard, Barn Investimentos, Mosimann Horn, Green Bridge Films; na categoria Silver: Tozzini Freire Advogados; e a patrocinadora Gold Ambipar.
Sobre a Build From Scratch:
A BFS propõe o financiamento do desenvolvimento sustentável. Estrutura projetos, ideias e organiza negócios para recebem investimentos para crescer. Tem como visão ajudar as empresas a tornarem suas ideias e sonhos em um sucesso empresarial. É a organizadora do GreenTech América Latina.
Acesse: https://www.buildfromscratch.co/
https://www.linkedin.com/company/build-from-scratch
https://www.greentechamericalatina.com
Sobre GreenTech América Latina
O GreenTech América Latina é um programa de seleção e desenvolvimento de empresas com tecnologias que despoluem ou reduzem a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera na região. São parceiros do hub de inovação dinamarquês Green Innovation Group A/S, que há cinco anos promove programas e fomenta a implementação e o desenvolvimento de aceleradoras de inovações ambientais em todo o mundo, contando com mais de 4.000 empresas de tecnologia sustentável identificadas globalmente, mais de 200 matchings e mais de 100 investimentos concretizados.
Acesse
Vídeo de lançamento da GreenTech: https://vimeo.com/641270747
Programação: https://greentech-al.com/pt-br/
https://www.greentechamericalatina.com
https://www.linkedin.com/company/greentechamericalatina/