Indaiatuba fica entre três melhores cidades no Índice Geral do Prêmio Band Cidades Excelentes
14 de novembro de 2023Município também está entre melhores do Estado em Governança, Eficiência Fiscal e Transparência
Indaiatuba está entre as três melhores cidades no Índice Geral da etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023. O município também se consagrou entre as três melhores cidades com mais de 100 mil habitantes na categoria Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. Dos 1,3 mil municípios inscritos, apenas 45 municípios conseguiram se classificar para a final, entre eles, Indaiatuba. A cidade permanece entre as melhores desde a primeira edição do prêmio, sendo campeã geral nas etapas nacionais de 2021 e 2022. No domingo (12/11), o prefeito Nilson Gaspar participou do evento que marcou o anúncio dos vencedores do Estado, na sede da TV Bandeirantes em São Paulo.
Ao receber a premiação, Gaspar falou do orgulho de estar representando todas as pessoas que trabalham para oferecer aos cidadãos essa qualidade de vida que é tão reconhecida e que tem atraído tantos investimentos e tanta gente nova para a cidade. “É um grande orgulho representar todos os que trabalham por Indaiatuba, esse reconhecimento com essa premiação é de cada servidor que se empenha e que, diariamente, faz o seu melhor pela cidade”, declarou.
A iniciativa do Prêmio Band Cidades Excelentes, é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila para incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão com o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos.
O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio.
A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma única nota final. Os indicadores são construídos a partir de seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Para cada pilar, os municípios são separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. Além dos ganhadores por pilar, o prêmio ainda define o grande vencedor estadual em cada grupo populacional.