Hortolândia vacina mais de 40.000 pessoas contra a gripe
11 de junho de 2024Campanha de vacinação contra a doença vai até o dia 28 deste mês
Você já está imunizado contra a gripe? Se ainda não, fique atento! O inverno começa no dia 21 deste mês. Por isso, a Prefeitura de Hortolândia salienta a importância de receber a vacina para ficar protegido contra a doença durante a estação mais fria do ano. No inverno aumenta o número de casos de doenças respiratórias, dentre as quais, a gripe. A campanha de vacinação continua nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) até o dia 28 deste mês. De acordo com a Secretaria de Saúde, o município já vacinou 42.717 pessoas (confira abaixo a cobertura vacinal).
A coordenadora do Programa de Imunização do município, Ana Paula Fernandes, reforça que é importante o público se vacinar contra a gripe para evitar a pneumonia, que é o quadro mais grave da doença, podendo levar à internação, e até mesmo a óbito. Dentre os sintomas mais característicos da pneumonia, segundo a coordenadora, estão dificuldade para respirar e febre.
Ana Paula Fernandes salienta ainda que, ao receber a vacina, o organismo humano demora três semanas para criar os anticorpos contra a gripe. Por isso, é importante as pessoas se imunizem o quanto antes para evitar a doença.
Na campanha deste ano, os públicos prioritários são crianças, idosos, gestantes e puérperas, que são mais suscetíveis a contrair a gripe. A meta é imunizar 90% das pessoas desses públicos.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a cobertura vacinal desses quatro públicos prioritários no município é de 45%, número maior que as coberturas vacinais registradas desses mesmos públicos no Estado de São Paulo e no Brasil, que é de 39%.
Para receber a vacina é necessário apresentar algum documento com foto e CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). Na campanha deste ano, cada pessoa que recebe a vacina é identificada nominalmente, por meio do CPF, no sistema do Ministério da Saúde, tal como é feito na vacinação contra a COVID-19 e nas vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.