Hortolândia abre inscrições para eleição do Conselho Municipal de Política Cultural
4 de novembro de 2025Prazo para inscrição termina no dia 14 deste mês; pleito será realizado junto com a 5ª Conferência Municipal de Cultura, no dia 30 deste mês
A população pode participar ativamente na elaboração de ações na cultura de Hortolândia. É por meio do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). A Prefeitura abre inscrições para candidatos à eleição do órgão. Os interessados devem se inscrever por meio deste LINK. O prazo de inscrição vai até o dia 14 deste mês.
O pleito será no dia 30 deste mês, das 9h às 14h, na Escola de Artes Augusto Boal, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda. A eleição do conselho acontecerá junto com a 5ª Conferência Municipal de Cultura.
Os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos:

- Ter idade igual ou maior de 18 anos no dia da eleição
- Estar cadastrado no mapeamento cultural disponível no site Mapa da Cultura
- Residir em Hortolândia há pelo menos dois anos e atuar no segmento cultural pleiteado há, no mínimo, dois anos
- Ter sua inscrição validada pela Comissão de Organização, que procederá a checagem dos documentos apresentados e do cadastro no Mapeamento Cultural da Secretaria de Cultura
De acordo com a Secretaria de Cultura, a eleição será para o mandato 2026-2028. Serão escolhidos dois representantes (um titular e um suplente) dos seguintes segmentos culturais:
- Pontos de Cultura
- Manifestações e Expressões Culturais de Rua
- Patrimônio Cultural, Material e Imaterial
- Teatro e do Circo
- Dança
- Música
- Cultura Digital e do Audiovisual
- Artes Visuais e das Artes Plásticas
- Livros, Leitura e Literatura
- Economia da Cultura
O conselho será composto por 20 membros titulares, sendo 10 escolhidos pela eleição e 10 indicados pela Administração Municipal.O regulamento da eleição do CMPC está disponível no site Mapa da Cultura (CLIQUE AQUI).
O QUE É O CONSELHO?
O Conselho Municipal de Política Cultural foi instituído pela lei Nº 2693 de 2012. O órgão possui caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador e colabora no desenvolvimento da legislação e aplicação dos recursos municipais na área de Cultura. O órgão é um dos pilares do Sistema Municipal de Cultura, junto com o Plano Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura. O Conselho é ainda responsável por organizar as Conferências Municipais de Cultura, com o objetivo de estabelecer e monitorar as metas do plano.
O conselho é uma instância de participação e pactuação conjunta entre o poder público e a sociedade civil, esta última representada pelos segmentos com candidatos para concorrer na eleição.






