Homem morre depois de ser operado por engano em cirurgia de transplante de rim

Homem morre depois de ser operado por engano em cirurgia de transplante de rim

24 de maio de 2021 0 Por Redação Em Notícia

Por causa de um erro no Hospital São Francisco da Providência de Deus, na Tijuca, Zona Norte do Rio, Francisco das Chagas de Oliveira, 58 anos, foi levado para a mesa de cirurgia para receber o rim destinado a Francisco das Chagas de Oliveira Moura, 52 anos, que estava na lista de transplante. O caso foi divulgado pelo “Fantástico”, neste domingo.

Em dezembro de 2020, a Secretaria de Estado de Saúde notou que houve um erro da equipe médica, que causou a morte de Francisco de Oliveira após a cirurgia. A partir de então, a SES abriu um inquérito para apurar o caso e “corrigir fragilidades na identificação e comunicação dos pacientes”. A secretaria esclareceu que pediu ao Sistema Nacional de Transplantes (SNT) para que Francisco das Chagas de Oliveira Moura retornasse à lista de espera de transplante de rim.

A secretaria ainda notificou o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Ministério Público Federal (MPF) e Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) para apurar e punir os culpados. Em nota, o MPRJ afirmou que recebeu o inquérito da Polícia Civil e que está analisando as informações.

“A 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Territorial da área Méier e Tijuca do Núcleo Rio de Janeiro informa que recebeu o inquérito, na última sexta-feira (21/05), e que vai analisar os elementos informativos colhidos no referido inquérito policial para formação de seu convencimento sobre a ocorrência de crime e de sua autoria”, disse.

Compartilhe: