Frente das Ferrovias completa um ano com grandes realizações

Frente das Ferrovias completa um ano com grandes realizações

26 de outubro de 2024 0 Por Redação Em Notícia

Por Dirceu Dalben, deputado estadual

Com grande orgulho, o meu mandato de deputado estadual comemora neste sábado, dia 26 de outubro, o primeiro ano do lançamento da Frente Parlamentar pela Malha Ferroviária Paulista. A Frente foi lançada com o apoio de 42 deputados estaduais e é um marco em termos do empenho da Assembleia Legislativa de São Paulo na retomada do transporte sob trilhos, que foi fundamental para o desenvolvimento do Estado e que vai contribuir para um novo salto no crescimento da economia paulista, gerando renda e emprego para milhares de cidadãos.

Nosso mandato idealizou a Frente Parlamentar justamente com o objetivo de acompanhar e apoiar a total reativação e ampliação da malha ferroviária paulista, atualmente de cerca de 5 mil km. Em todos os países desenvolvidos, as ferrovias são um dos principais meios de transporte, de cargas e de passageiros, e é inconcebível que um país de dimensão continental como o Brasil tenha deixado esse modal quase esquecido.

Mas sempre acreditei, desde o início de minha trajetória política, há mais de 30 anos, no enorme potencial das ferrovias como vetor de desenvolvimento. E agora, na liderança da Frente Parlamentar, vejo que o Estado e o País começam a viver um novo ciclo para o transporte ferroviário, um meio muito mais seguro e sustentável na matriz de mobilidade.

Nesse primeiro ano da Frente, aconteceram fatos históricos. Um deles foi a assinatura do contrato de parceria público-privada para a estruturação do Trem Intercidades (TIC) entre a capital e Campinas, beneficiando os mais de 20 milhões de moradores das duas regiões metropolitanas.

Pelo contrato assinado entre o governo estadual e o Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos, o TIC Eixo Norte será concluído até 2031, envolvendo investimentos de mais de R$ 14 bilhões. O projeto prevê a capacidade de transporte de 672 mil passageiros por dia.

Na mesma oportunidade, o governo estadual lançou o Programa São Paulo nos Trilhos, com investimentos estimados em R$ 200 bilhões, também na modalidade parcerias público-privadas. O Programa contempla 40 projetos em TICs, veículos leves sobre trilhos (VLT), trens urbanos e metrô.

Nesse primeiro ano da Frente Parlamentar, também monitoramos o avanço das obras realizadas pela Rumo Logística, associadas à malha ferroviária sob sua concessão no Estado de São Paulo. Nosso mandato defendeu em Brasília a renovação da concessão para a Rumo, com a contrapartida de execução de um grande elenco de obras em território paulista.

Já temos viadutos sobre a ferrovia inaugurados em cidades como Sumaré, Bálsamo e Votuporanga; outros em construção, como em Hortolândia e Dois Córregos. Mais obras estão por vir, com o objetivo principal de eliminar os cruzamentos em nível da linha férrea com as vias urbanas, gerando mais segurança aos moradores, bem como ao transporte de cargas.

Por meio da nossa Frente Parlamentar de Apoio do Transporte Ferroviário na Alesp, seguimos defendendo a ampliação do transporte sobre trilhos, acompanhando investimentos no setor, propondo e trabalhando por novas melhorias e soluções que visem à expansão e qualificação da malha ferroviária paulista, como um determinante fator de desenvolvimento e qualidade de vida para todos os paulistas.

Compartilhe: