FertFlix: plataforma inovadora de vídeos oferece informações acessíveis e descomplicadas sobre saúde reprodutiva
30 de dezembro de 2024Projeto do Fertgroup exibe mais de 60 vídeos gravados com os médicos e profissionais do Grupo, que abordam temas sobre fertilidade, tratamentos de reprodução assistida e orientações para melhorar a saúde reprodutiva
Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2000 e 2023, a taxa de fecundidade no Brasil acompanhou uma tendência global, caindo de 2,32 para 1,57 filhos por mulher. Com a postergação da maternidade, desafios relacionados à fertilidade tornam-se mais comuns, levando muitos casais a recorrerem a procedimentos como a fertilização in vitro (FIV) e a inseminação artificial.
Diante desta nova realidade, na qual cada vez mais pessoas buscam informações sobre saúde reprodutiva e planejamento familiar, iniciativas como o FertFlix (fertflix.fertgroup.com.br) – plataforma de vídeos lançada em outubro pelo FertGroup , grupo de clínicas referência em medicina reprodutiva no Brasil e na América Latina – se tornam fundamentais.
Esse aumento de interesse é impulsionado, em parte, pela tendência crescente de mulheres optarem por engravidar mais tarde. Um levantamento divulgado pelo IBGE revelou que, em uma década, houve um aumento de 63% no número de nascimentos na faixa etária de 35 a 39 anos, enquanto a taxa de nascimentos entre mães com até 19 anos registrou uma queda de 23% no mesmo período.
Conteúdo educacional e acessível
O FertFlix faz parte da campanha “Fertilidade Importa” do FertGroup, e oferece mais de 60 vídeos exclusivos sobre temas como fertilidade e saúde reprodutiva. Além disso, regularmente novos vídeos serão publicados, garantindo que o conteúdo esteja sempre atualizado. “A educação é um dos pilares fundamentais do FertGroup, e é por isso que investimos continuamente em ações como esta. Nosso objetivo é disseminar conhecimento acessível e de qualidade, ajudando a capacitar tanto pacientes quanto profissionais da saúde, promovendo um entendimento mais amplo sobre fertilidade e medicina reprodutiva, afirma Oscar Duarte, diretor médico do FertGroup.
Os vídeos abordam desde os primeiros passos para quem deseja engravidar até técnicas de reprodução assistida e orientações práticas para melhorar a saúde reprodutiva. “Cada conteúdo foi pensado para proporcionar uma experiência leve para quem está começando a se informar e para aqueles que já estão no processo de tratamento”, complementa.
Os principais tópicos incluem:
- Congelamento de óvulos: essa técnica oferece maior autonomia às mulheres, permitindo um planejamento familiar mais flexível. O conteúdo abrange os benefícios do procedimento, seu passo a passo e inovações tecnológicas, além do impacto social da prática e orientações sobre como se preparar.
- Fertilidade in vitro (FIV): médicos especialistas detalham cada etapa do processo, desde a estimulação ovariana até a transferência embrionária, discutindo as chances de sucesso, indicações, cuidados pré e pós-tratamento e suporte psicológico.
- Casais homoafetivos: o curso apresenta diferentes opções de tratamentos, como FIV com doação de óvulos e inseminação, além de orientações legais e emocionais para formar uma família inclusiva.
- Produção independente: destinado a quem deseja ser mãe ou pai solos, o curso aborda tratamentos e alternativas reprodutivas, além de orientações nutricionais e psicológicas.
- Fertilidade masculina: este tópico explora fatores que influenciam a saúde reprodutiva do homem, exames diagnósticos e opções de tratamento, com foco em técnicas avançadas.
- Oncofertilidade: especialistas discutem opções para pacientes com câncer que desejam preservar a fertilidade, incluindo técnicas de congelamento de óvulos e embriões.
- Endometriose: o curso aborda como essa condição impacta a fertilidade feminina e discute opções de tratamento e a indicação de congelamento de óvulos.
Em breve, a FertFlix lançará o curso “Por Dentro do Laboratório”, que mostrará como funcionam os procedimentos laboratoriais que sustentam os tratamentos de reprodução humana, além de um curso sobre “Diagnóstico e Avaliação da Fertilidade”, com exames e métodos diagnósticos utilizados para avaliar a saúde reprodutiva de homens e mulheres.
“O diferencial da FertFlix vai além de fornecer informações claras e acessíveis ao público geral; também atuamos como uma plataforma de educação para médicos e outros profissionais da saúde e empresas, disseminando conhecimento de ponta em inovação e saúde”, finaliza Oscar Duarte.