Eduardo Bolsonaro sugere intervenção militar dos EUA no Brasil e ameaça família de Alexandre de Moraes

Eduardo Bolsonaro sugere intervenção militar dos EUA no Brasil e ameaça família de Alexandre de Moraes

12 de setembro de 2025 0 Por Redação Em Notícia

Deputado federal declara que “caças F-35 e navios de guerra” podem ser necessários caso a democracia brasileira se assemelhe à Venezuela; vídeo com ameaças ao ministro do STF e sua família viraliza

Em meio ao julgamento que resultou na condenação de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) fez declarações que geraram forte repercussão. Em entrevista ao site Metrópoles, o parlamentar sugeriu que os Estados Unidos poderiam intervir militarmente no Brasil, enviando “caças F-35 e navios de guerra”, caso o país adote um regime semelhante ao da Venezuela, caracterizado por eleições “nada transparentes”, censura e prisões políticas.

Anúncios

Eduardo Bolsonaro, que se mudou para os EUA em março e está em risco de perder o mandato por faltas consecutivas na Câmara, também voltou a mencionar a possibilidade de sanções contra autoridades brasileiras. Ele citou discursos da porta-voz da Casa Branca, Karoline Lavit, e do Secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, como demonstrações de disposição do governo Trump em defender “pautas da liberdade”. O deputado chegou a comparar a situação com a estratégia de Winston Churchill diante de Hitler, indicando preferir a guerra a uma “desonra”.

Ainda em meio ao julgamento do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro publicou um vídeo em sua conta na rede social X (antigo Twitter) no último domingo (7), com ameaças diretas à família do ministro do STF Alexandre de Moraes, relator das ações contra Jair Bolsonaro e aliados. O deputado afirmou que provaria a Moraes que encontraria um “cara de saco roxo” que acabaria com a “brincadeirinha” do ministro e que iria atrás de sua esposa e filhos. Em uma legenda posterior, Eduardo admitiu ter se “excedido”, mas justificou a linguagem agressiva.

Anúncios

O parlamentar é acusado de articular sanções dos EUA contra autoridades brasileiras, incluindo a cassação de vistos e tarifas sobre produtos brasileiros. Ao lado do youtuber Paulo Figueiredo, pretende expandir essa ofensiva contra Moraes para a Europa no segundo semestre.

Anúncios

Após a condenação de Jair Bolsonaro e outros sete réus pelo STF, Eduardo compartilhou uma publicação do Secretário de Estado Marco Rubio, que prometeu uma resposta do governo americano ao resultado do processo. Segundo Eduardo, as medidas seriam direcionadas a Moraes “e outros membros do STF”. Em resposta, o Itamaraty declarou, via redes sociais, que “ameaças como a feita hoje pelo Secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio… não intimidarão a nossa democracia”.

Compartilhe:
Anúncios