Dia da Mulher – Empreendedorismo feminino e a construção de uma sociedade mais equilibrada
4 de março de 2025O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, é uma data importante, que celebra e reforça o debate sobre o papel da mulher na sociedade e os avanços e direitos que ainda precisam ser conquistados.
A data oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970 simboliza a luta histórica das mulheres para conquistar seu espaço, também, no mercado de trabalho.
O protagonismo feminino nos negócios vai muito além de ocupar cargos de liderança. Ele se traduz na capacidade de transformar realidades, inovar e inspirar outras mulheres a seguirem seus sonhos. A independência financeira, por exemplo, tem papel relevante no enfrentamento da violência doméstica.
As mulheres empreendedoras têm conquistado cada vez mais espaço no mercado e reduzido a diferença para os homens quando se fala em negócios. Levantamento recente divulgado pelo Sebrae mostra que, no período entre 2019 e 2023, o rendimento das mulheres à frente de uma empresa cresceu 5,7% contra 4,5% dos homens, reduzindo a desigualdade de rendimento entre esses dois públicos de 32% para 30%.
O empreendedorismo feminino no Brasil avançou, mas as disparidades ainda são muitas e exigem a implementação de políticas públicas que proporcionem um ambiente mais equilibrado entre homens e mulheres.
Como primeira mulher a presidir a ACIAS (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré), sinto-me muito grata e honrada, pois essa conquista representa mais do que uma realização pessoal. É um marco para todas as mulheres empreendedoras que geram empregos, movimentam a economia e demonstram diariamente sua competência. Não por acaso, atualmente, todas as colaboradoras da ACIAS são mulheres. Formamos uma equipe nota 10, que desempenha com maestria todas as incumbências oferecidas.
Ser presidente da ACIAS é uma grande responsabilidade e uma oportunidade de continuar promovendo a inovação, fomentando negócios e criando oportunidades para a comunidade empresarial. Sumaré me acolheu e hoje é meu lar. Meu compromisso é seguir trabalhando para fortalecer a economia local e conectar pessoas, empresas e entidades.
O protagonismo feminino nos negócios não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para o desenvolvimento econômico e social. Quanto mais mulheres empreendendo, liderando e inovando, mais transformamos o mundo em um lugar equilibrado e próspero para todos. Seguimos firmes, determinadas e cientes de que nosso papel no mercado é essencial. Que possamos continuar escrevendo essa história com coragem, inteligência e sensibilidade.
Selma Koshoji é contabilista, administradora de empresas e a primeira mulher eleita para presidir a ACIAS (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré).