Perfil do novo secretário
Formado em direito em 1989, Osvaldo Nico Gonçalves é professor concursado da Academia de Polícia Civil e especialista em Polícia Judiciária e Sistema de Justiça Criminal. Ingressou na Polícia Civil como investigador, habilitado em 1979. Até 1992, atuou em diversos departamentos, como Decap, Deic, Garra e DHPP. Após concluir o curso de formação para delegado, em 1992, fundou o primeiro Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil e tornou-se o primeiro delegado piloto do departamento. Atuou na Delegacia de Roubos a Bancos (Deic) e, por 12 anos, foi supervisor do Grupo Especial de Resgate (GER) no Garra, comandando mais de 200 policiais. Criou o Grupo Antibombas, voltado a ocorrências envolvendo ameaças, atentados, roubos e explosivos, e o Grupo de Motos, ambos no Garra. Em 2019, tornou-se o primeiro diretor do Departamento de Operações Policiais Especializadas (Dope). Em abril de 2022, foi nomeado Delegado Geral de Polícia, cargo máximo da Polícia Civil do Estado. Desde janeiro de 2023, atuava como secretário-executivo da Secretaria da Segurança Pública.Manifestação do Sindpesp
O sindicicato dos delegados de polícia emitiu uma nota oficial para comentar sobre a nomeação do novo secretário de segurança pública do estado, a qual publicamos logo abaixo na íntegra.NOTA OFICIAL – SINDPESP
NOVO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
2/12
“Pela primeira vez na história, um delegado de Polícia assume o comando da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo, com a nomeação oficial, nesta terça-feira (2/12), do doutor Osvaldo Nico Gonçalves no cargo.
O novo comandante da pasta concederá, em si, grande representatividade para a Polícia Civil bandeirante, num momento, inclusive, de grande expectativa, em especial no que tange à elaboração da nova Lei Orgânica da Polícia Civil, que vai balizar a instituição pelas próximas décadas.
Trata-se, portanto, de responsabilidade ímpar, cujas decisões terão reflexos pelas próximas gerações de policiais civis e da Segurança Pública da população paulista.
O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) espera que a nova gestão seja de maior diálogo, principalmente com a entidade – que representa, de forma legítima, os delegados de Polícia, carreira da qual o doutor Nico faz parte.
Por fim, o Sindpesp parabeniza o novo secretário pelo desafio e deseja exitosa gestão.
Jacqueline Valadares
Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp)






