Crise hídrica: maior hidrelétrica de SP opera com apenas 1,45% de água em seu reservatório

Crise hídrica: maior hidrelétrica de SP opera com apenas 1,45% de água em seu reservatório

13 de setembro de 2021 0 Por Redação Em Notícia

Ilha Solteira, a maior usina hidrelétrica de São Paulo, tem neste momento apenas 1,45% de água em seu reservatório, segundo dados oficiais do ONS

G1

Localizada no Rio Paraná, vem apresentando uma rápida diminuição dos níveis do seu reservatório. Na quinta-feira, registrava 5,84%; e na terça-feira, estava com 11,96%.

Para funcionar adequadamente, as hidrelétricas precisam ter um mínimo de 10% de água em seus reservatórios. Abaixo deste percentual a operação das turbinas fica comprometida: o risco de turbinar lama é real e o equipamento pode quebrar.

Ilha Solteira não é uma usina qualquer. Além de ser uma usina com alto desempenho operacional, é de fundamental importância para o controle da tensão e frequência do Sistema Interligado Nacional, de acordo com especialistas. Sem Ilha Solteira em funcionamento, aumenta ainda mais os riscos de apagões.

Ilha Solteira não é um caso isolado em São Paulo. A Usina de Três Irmãos segue o mesmo caminho. Registra apenas 6,17% de água em seu reservatório. Na quinta-feira passada, estava com 9,65%; e na terça-feira com 15,4%.

Compartilhe: