Crescimento do setor de insumos agrícolas abre oportunidade para profissionalização e investimento em Marketing
8 de junho de 2021Em um cenário de maior receita agrícola, em especial para as culturas de grãos, empresas de insumos têm forte crescimento e boas perspectivas de investimento em sua estruturação interna, definição estratégica e diferenciação no mercado
O especialista em Marketing e ex-executivo de empresas de grande porte do segmento, Anderson Nora Ribeiro, entende que: “O Brasil se tornou o grande centro global da agricultura tropical e nesse contexto a pesquisa, desenvolvimento e inovação se destacaram muito nas últimas décadas. O setor de Especiais é um dos mais dinâmicos e influentes no quesito de lançamento de tecnologias e criação de empresas, além de incluir produtos com atributos mais sustentáveis, algo que também tem tido maior procura no mercado agrícola”. Ribeiro destaca ainda que a maioria das empresas do setor são pequenas e médias e iniciam atividades com uma estrutura muito enxuta, focada em vendas e indústria-logística, mas com o crescimento e melhoria dos resultados, a necessidade de investimento em um posicionamento estratégico mais claro e em marketing, passa a ser uma prioridade para que consigam vencer o platô inicial de faturamento.Entendendo que o momento é de investir em marketing para crescer, após vários anos à frente do Marketing de importantes empresas de Fertilizantes Especiais e também compondo o time de conselheiros da ABISOLO, Anderson e o também engenheiro agrônomo e especialista em Marketing, Marco Antônio Raymundo, se uniram para fundar a 5P2R Marketing de Precisão, empresa que visa acelerar o desenvolvimento de companhias de médio e pequeno porte, com foco no uso de ferramentas de planejamento e gestão muito comuns e acessíveis às grandes multinacionais, mas que ainda são pouco adotados por companhias de menor porte.
Segundo Raymundo, há um hiato grande de organização interna e uso de ferramentas de gestão entre as empresas do setor de insumos, pois as menores e mais jovens não conseguem “pagar” pelo mesmo nível de informações, conhecimento e sistemas que são amplamente utilizados pelas maiores. “Nossa ideia é usar essa bagagem adquirida em grandes multinacionais, adaptar e simplificar, para possibilitar que boas práticas e ferramentas eficazes de gestão sejam utilizadas por empresas com estruturas mais enxutas do setor agrícola”, acrescenta o especialista.O excelente momento do agronegócio brasileiro, maior atratividade do mesmo para profissionais de outros setores e maiores margens de lucro das empresas de insumos diferenciados, abrem uma janela de oportunidade única para que estas definam mais claramente o seu propósito, seu portfólio de produtos e a gestão da carteira de clientes, e tracem um plano claro de desenvolvimento futuro. O setor agrícola brasileiro é altamente competitivo e com forte pressão de concentração de mercado, por parte das grandes corporações. A diferenciação, agilidade e flexibilidade comuns às empresas de menor porte, catalisadas por uma melhor organização da estratégia, podem ser chave para a sobrevivência e crescimento nesse ambiente de negócios tão promissor.
Anderson Nora Ribeiro – Profissional com 18 anos de experiência em Marketing, Gestão de Portfólio e Gestão Comercial em empresas nacionais e multinacionais de grande e médio porte.
Marco Antônio Raymundo – Profissional com mais de 30 anos de experiência em Marketing, Planejamento Estratégico e Gestão Comercial em empresas nacionais e multinacionais de grande e médio porte.