Como evitar falência de pequenas empresas?
11 de outubro de 2024Separar despesas pessoais das empresariais, conhecer a margem de lucro e buscar ajuda especializada são passos essenciais para manter a saúde financeira do negócio.
Aproximadamente 52% das micro e pequenas empresas no Brasil não possuem reservas de dinheiro, e 12% enfrentam dificuldades para pagar contas em dia, segundo um levantamento feito pelo Sebrae. Fatores como esses contribuem para a alta taxa de mortalidade dos negócios, com 60% das empresas fechando as portas nos primeiros cinco anos.
Segundo o advogado especialista em direito tributário e empresarial, Marden França, o segredo está em saber exatamente como administrar o dinheiro da empresa. “O dono precisa entender o quanto ganha com cada produto ou serviço. Isso ajuda a ter controle do dinheiro que entra e sai. Além disso, misturar despesas pessoais com despesas profissionais atrapalha o desenvolvimento do negócio”, alerta o especialista.
A situação financeira de pequenas empresas é delicada, mas com as estratégias corretas, é possível evitar a falência.
Confira as principais dicas para reerguer a companhia:
1. Separe despesas pessoais e empresariais:
Envolver contas pessoais com as da empresa dificulta o controle financeiro deixando o gestor perdido em relação à real lucratividade do negócio.
2. Conheça a margem de lucro:
Entender o quanto ganha com cada produto ou serviço é essencial para saber quais áreas geram mais lucro e onde é possível cortar gastos. Para calcular o custo de um produto o empresário deve considerar as despesas não só de produção, mas também as despesas operacionais e estruturais utilizadas na venda do produto ou do serviço.
3. Fique atento às sazonalidades:
Desenvolver uma planilha com anotações sobre os meses bons e ruins do seu negócio pode ajudar a prever momentos de crises. Alguns períodos do ano trazem mais vendas, como os meses de pagamento do 13º salário, enquanto outros, como o início do ano, podem ser mais difíceis. Se antecipar quanto a esses ciclos pode fazer toda a diferença no planejamento.
4. Busque ajuda especializada:
Contadores e advogados que entendem de impostos podem ser essenciais para ajudar a manter as finanças da empresa em dia. Além disso, existem cursos gratuitos que auxiliam o empresário a melhorar sua gestão financeira.
Por fim, um bom empresário tem que ser organizado e estar preparado para enfrentar desafios. “Um bom planejamento e conhecimento do negócio são essenciais para o sucesso”, conclui o especialista.
Quem é Marden França?
Marden França é advogado goiano, especializado em direito tributário e empresarial. Com mais de 15 anos de experiência, já auxiliou diversas empresas a resolver questões fiscais complexas e garantir o cumprimento de seus direitos. Ele é sócio do escritório Gontijo Freitas Advogados Associados S/S, em São Paulo, e oferece atendimento online a clientes em todo o Brasil.