Portal EM NOTÍCIA, notícias sobre Brasil, Mercosul, EUA, USA, Américas, Europa, Ásia, África, Oriente Médio, Oceania, Viagens, Turismo, Viagens e Turismo, Entretenimento, Lazer, Esportes, Cultura, Futebol, Olimpíadas, Paralimpíadas, Copa América, Copa do Mundo, Polícia, Notícias Policiais, Política, Congresso, Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa, Senado, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Nordeste, Norte, Centro-Oeste, Sul, Sudeste, Gastronomia, Vinhos, Bebidas, Cervejas, Comida, Receitas, Chef, RH, Emprego, Empreendedorismo, Negócios, Oportunidades,
O Windows 10 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft e que oferece uma série de recursos para seus usuários. Assim como outros softwares, ele recebe atualizações constantes que adicionam novas funções ou aumentam a ainda mais a segurança de seus usuários.
No entanto, não é raro que a empresa acabe lançando alguma atualização de forma antecipada ou equivocada, algo que pode fazer com que os usuários enfrentem lentidão, travamentos ou até mesmo a tela azul em suas máquinas.
Pois saiba que é possível desinstalar atualizações do Windows 10 e verificar se o problema persiste, antes mesmo de recorrer a outros métodos, como formatar o PC. Este procedimento é bastante rápido e prático, confira abaixo o passo a passo!
Como desinstalar atualizações do Windows 10
Antes de prosseguir com os procedimentos listados abaixo, é importante que você verifique se o problema está diretamente relacionado a uma atualização falha, e não a lentidões corriqueiras do uso constante do seu PC.
Passo 1: abra o menu “Iniciar” e selecione o item “Configurações”.
Abra o menu “Iniciar” e acesse a aba de “Configurações” do Windows 10 (Captura de tela: Matheus Bigogno)Passo 2: na aba seguinte, clique em “Atualização e Segurança”.
Na aba seguinte, clique em “Atualização e Segurança” (Captura de tela: Matheus Bigogno)Passo 3: acesse a aba “Windows Update” no menu lateral esquerdo e clique em “Exibir histórico de atualização”.
Na aba “Windows Update”, acesse o item “Exibir histórico de atualização” (Captura de tela: Matheus Bigogno)Passo 4: em seguida, clique em “Desinstalar atualizações”.
Feito isso, clique em “Desinstalar atualizações” (Captura de tela: Matheus Bigogno)Passo 5: selecione a atualização mais recente ou problemática, clique em “Desinstalar” e confirme a ação na pop-up exibida em seguida. Caso necessário, reinicie o seu PC.
Selecione a atualização que você quer remover e clique em “Desinstalar” (Captura de tela: Matheus Bigogno)
Como desinstalar atualizações do Windows 10 via Prompt de Comando
Caso o procedimento acima não tenha resolvido o problema ou desinstalado a atualização, utilize a solução via “Prompt de Comando”.
Passo 1: no campo de busca do Windows 10, procure por “Prompt de Comando” e abra-o.
Procure na aba de pesquisa do Windows o “Prompt de Comando” e abra-o (Captura de tela: Matheus Bigogno)Passo 2: feito isso, insira o comando “wmic qfe list brief /format:table” e aperte “Enter”.
Utilize o comando para exibir a lista de atualizações feitas em seu PC (Captura de tela: Matheus Bigogno)Passo 3: aguarde alguns instantes até que a aplicação exiba as atualizações instaladas em seu PC e localize o código da que você quer excluir.
Localize o código da atualização que você quer remover (Captura de tela: Matheus Bigogno)Passo 4: em seguida, cole o código “wusa /uninstall /KB:ID da Atualização” substituindo o ID da Atualização para o código da atualização a ser removida. Para este exemplo, utilizamos atualização “4601554”, portanto, o comando ficará “wusa /uninstall /KB:4601554”. Aperte “Enter” para validar a ação e reinicie o PC ao finalizar o processo.
Em seguida, utilize o código pra desinstalar atualizações do Windows 10 (Captura de tela: Matheus Bigogno)
Caso o problema persista, é recomendado que você procure uma assistência técnica de sua confiança para averiguar melhor a situação.
Pronto! Agora você pode desinstalar atualizações do Windows 10 de duas maneiras diferentes.