Começa cultivo em vila produtiva rural na região da transposição do Rio São Francisco
29 de outubro de 2025O avanço das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco começa a se refletir no cotidiano das famílias reassentadas. Nesta semana o Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), acompanha o início do cultivo nos lotes irrigados da Vila Produtiva Rural Negreiros, em Salgueiro (PE), que devem garantir autonomia produtiva às famílias reassentadas. A iniciativa marca uma nova etapa do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).
O diretor do Departamento de Projetos Estratégicos da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH) do MIDR, Bruno Cravo, destacou a importância do momento para consolidar o compromisso assumido pelo Governo Federal com as famílias que tiveram suas propriedades afetadas pela implantação dos canais da transposição. “No início da implantação do PISF, o MIDR assumiu o compromisso de reassentar as famílias diretamente atingidas e fornecer a elas condições de se estabelecerem e de terem autonomia econômica. Essa etapa, com a finalização da implantação dos lotes irrigados, é a ferramenta que vai dar condições produtivas a essas famílias, independentemente do clima”, afirmou o diretor.
Segundo Cravo, o início do uso produtivo dos lotes representa o passo final para a completa integração das famílias ao arranjo econômico local. “O compromisso do Governo Federal foi entregar um hectare irrigado para que cada família possa produzir a partir da água disponível na transposição. Isso vai permitir que elas se desenvolvam autonomamente, sem depender de verbas temporárias de manutenção. Para nós, que trabalhamos na transposição e conhecemos a realidade do Nordeste, essa é uma etapa fundamental”, completou.
A presidente da Associação da VPR Negreiros, Maria Auxiliadora de Vasconcelos, também acompanhou o início dos trabalhos nos lotes e destacou a expectativa positiva das famílias com o início da produção. “Neste momento, estamos nos lotes irrigados para acompanhar o início dos plantios e a operacionalização dos sistemas de irrigação. Apesar de nos encontrarmos na fase inaugural, as expectativas são altas”, explicou.
Segundo ela, as primeiras culturas implantadas devem começar a apresentar resultados mais expressivos nos próximos meses. “O plantio de milho foi iniciado na segunda-feira, dia 27. Adicionalmente, planejo cultivar sorgo, macaxeira e batata. O que sobrar da água será aproveitado para a semeadura de melancia e abóbora”, contou Maria Auxiliadora.
A Vila Produtiva Rural Negreiros é uma das comunidades reassentadas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco, iniciativa do Governo Federal que leva água a regiões do Nordeste historicamente afetadas pela seca. A implantação dos lotes irrigados representa uma etapa importante, pois garante moradia digna e condições de produção e geração de renda para essas famílias.
Fonte: Brasil 61






