Ciclone deixa mais de 800 mil sem energia no Rio Grande do Sul; uma pessoa morreu
14 de julho de 2023Até o momento, a tempestade também deixou 23 feridos
A passagem do ciclone extratropical causou estragos no Rio Grande do Sul. Em todo o Estado, há cerca de 825 mil pessoas sem energia elétrica, a tempestade ainda causou queda de árvores e interdição de estradas.
O governador em exercício do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), disse nesta quinta-feira (13) que os temporais causaram ao menos uma morte e deixaram pelo menos 23 pessoas feridas.
Segundo Souza, a morte ocorreu na cidade de Rio Grande (RS). O homem de 68 anos foi atingido por uma árvore que caiu.
“Provavelmente nas próximas horas e dias, haverá possibilidades de enchentes em várias regiões do estado, o que nos coloca em uma situação de alerta”, afirmou.
Até o momento, 52 municípios foram atingidos pelas chuvas volumosas previstas, além de queda de granizo, inundação, alagamento e vendaval, que foram algumas das causas das perdas materiais.
Segundo a Defesa Civil do Rio de Grande do Sul, os desabrigados são 234, enquanto desalojados 331. Estima-se em 17.399 o número de afetados por conta do ciclone.
Entre a madrugada e a manhã desta quinta, o vento chegou a 140 km/h no litoral sul gaúcho. As rajadas de vento chegaram a 140 km/h no município.