Câmera interna flagrou perda de controle de ônibus minutos antes de engavetamento na Raposo Tavares
17 de novembro de 2025Acidente na altura do Km 17, em São Paulo, envolveu 16 veículos e deixou 13 feridos; Concessionária aponta falha no sistema de frenagem do coletivo
Câmeras internas de segurança do ônibus envolvido em um engavetamento que feriu 13 pessoas na manhã desta segunda-feira (17) flagraram o momento em que o motorista perde o controle do veículo na Rodovia Raposo Tavares, altura do Km 17.
As imagens registradas mostram o ônibus, que transportava passageiros em pé e sentados, tentando desviar de outros automóveis na pista. Em seguida, o condutor tenta retomar o controle, mas o coletivo atravessa a pista e colide contra o portão de um condomínio. Com o impacto, os passageiros foram arremessados no interior do veículo. O vídeo mostra que, após a parada, os próprios passageiros iniciam a evacuação, muitos em estado de desorientação.
Dinâmica do Acidente e Vítimas
De acordo com a concessionária responsável pelo trecho, o ônibus, que operava a linha 809-A Jardim D’Abril/Pinheiros, teria apresentado problemas no sistema de frenagem pouco antes da colisão. O descontrole do veículo desencadeou um engavetamento que envolveu 16 veículos no total: um ônibus, duas motocicletas e 13 automóveis.

O Corpo de Bombeiros confirmou que 13 vítimas foram socorridas. A distribuição do atendimento foi realizada pela Unidade de Resgate (três vítimas), pela concessionária (duas vítimas) e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu, oito vítimas). Duas pessoas foram encaminhadas ao hospital em estado grave, e as demais sofreram ferimentos leves e moderados.
Equipes do Samu, do Corpo de Bombeiros e da Ecovias Raposo Castello permaneceram no local durante a manhã para atendimento aos feridos e remoção dos veículos envolvidos. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e a SPTrans enviaram uma equipe do Programa de Redução de Acidentes de Transporte (PRAT) para apurar as causas técnicas e operacionais do acidente.






