Câmara dos Deputados derrotam PEC do Voto Impresso
10 de agosto de 2021Os deputados derrubaram a discussão da PEC 135/19, conhecida como PEC do Voto Impresso, em dia tumultuado, marcado por pressão com ameaça de força militar por parte do Presidente da República em uma clara tentativa de ameaçar o Congresso Nacional, em especial os Deputados Federais, para que fosse aprovada a referida proposta de emenda à Constituição.
Bolsonaro, que vem causando tumulto e agredindo líderes do legislativo e sobretudo do judiciário, em especial os Presidentes do STF – Luis Fux – e do TSE – Luis Roberto Barroso – a quem Bolsonaro culpa por querer “impedir eleições limpas”.
Os suscetivos ataques à Democracia promovidos pelo Presidente da República, serviram apenas para aumentar a sua reprovação popular. Que segundo pesquisas, é apontado como “pouco inteligente”, incapaz de liderar, e diretamente responsável pelo caos da pandemia no Brasil. Diante também de sua inclusão no inquérito dos ataques antidemocráticos, pelo cerco da CPI – cada vez mais próximo do núcleo do governo – e pela crescente certeza de sua não reeleição, Bolsonaro teme a sua decorrada por vias democráticas, vindo constantemente ameaçar as eleições sugerindo um golpe de Estado.
Bolsonaro experimenta mais uma amarga derrota, e está cada vez mais esvaziado, antecipando o “efeito do pato manco” faltando aproximadamente 16 meses para o fim de seu mandato.
É certo que a sombra do ex-Presidente Lula, um possível candidato à Presidência em 2022 e de outros nomes que disputarão a chamada Terceira Via, como o ex-Juiz Sérgio Moro e o ex-Ministro Mandetta, somam-se às forças de oposição que desidratam a parca margem eleitoral e já apontam o seu não prosseguimento para um segundo turno e até mesmo uma eleição ainda em primeiro turno a Lula.
A Câmara dos Deputados, com a atuação na noite de hoje (10), mostra para o Governo Federal que está atenta e vigilante às tentativas de golpes na tentativa de enfraquecer a democracia.