As estratégias de marketing e oratória de Arthur Aguiar no BBB22

As estratégias de marketing e oratória de Arthur Aguiar no BBB22

17 de março de 2022 0 Por Priscila Guidini

.

Por Priscila Guidini 

Em sua participação no reality show Big Brother Brasil 2022, Arthur Aguiar tem se mostrado um jogador com potencial para ganhar o programa com uma oratória afiada, o que tem gerado surpresa para muitos, pois o ator entrou no reality com uma imagem não muito boa. Como o ator vem conseguindo limpar sua imagem dentro da casa mais vigiada do país, deixando de ser o “boy lixo” por ser acusado pela esposa de traição e se tornando o queridinho do público?

Arthur se joga. Como já entrou cancelado, pode arriscar fazendo movimentos contrários que podem e estão o levando para o topo.

Tá, ok? Mas o que isso tem a ver com Marketing? 

“A persuasão está presente em diversas atividades de nosso dia a dia, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Ou seja, um advogado, por exemplo, precisa ter bons argumentos, além de ser persuasivo para que convença o júri e ganhe a causa. No marketing/venda é a mesma coisa. No caso do Arthur ele está “vendendo” sua própria imagem para cativar o publico”, afirma Jennifer de Paula, especialista em Marketing.

Para a especialista o participante tem uma soma infalível quando se trata em poder de convencimento. “Atuação, observação para uma análise ampla das situações dentro da casa, coerência e excelentes justificativas com sua comunicação clara e objetiva. Um verdadeiro “Don Juan” do Marketing pessoal”.

A eficácia das técnicas utilizadas pelo Arthur, sendo elas: a reciprocidade, pois as pessoas gostam de retribuir favores e gentilezas, como em sua execução constante nas atividades da casa ou até mesmo quando ensinou Jade Picon a utilizar uma vassoura; a afeição quando encontra pontos em comum com outros participantes e desabafa sobre seus próprios erros como uma forma de dizer “vocês não erram sozinhos”; o compromisso e coerência com o jogo, pois a edição precisa de participantes que realmente se importam com o programa e não apenas com o ganho de seguidores que ele pode gerar.

Tudo isso tem feito Arthur mostrar que não importa o tamanho de sua “crise”, ela pode ser revertida com uma estratégia impecável de Marketing e de Gestão Crises, assim como outros participantes já eliminados que souberam transformar o lado negativo de seus atos em um novo recomeço.