As estratégias de marketing e oratória de Arthur Aguiar no BBB22
17 de março de 2022.
Por Priscila Guidini
Em sua participação no reality show Big Brother Brasil 2022, Arthur Aguiar tem se mostrado um jogador com potencial para ganhar o programa com uma oratória afiada, o que tem gerado surpresa para muitos, pois o ator entrou no reality com uma imagem não muito boa. Como o ator vem conseguindo limpar sua imagem dentro da casa mais vigiada do país, deixando de ser o “boy lixo” por ser acusado pela esposa de traição e se tornando o queridinho do público?
Arthur se joga. Como já entrou cancelado, pode arriscar fazendo movimentos contrários que podem e estão o levando para o topo.
Tá, ok? Mas o que isso tem a ver com Marketing?
“A persuasão está presente em diversas atividades de nosso dia a dia, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Ou seja, um advogado, por exemplo, precisa ter bons argumentos, além de ser persuasivo para que convença o júri e ganhe a causa. No marketing/venda é a mesma coisa. No caso do Arthur ele está “vendendo” sua própria imagem para cativar o publico”, afirma Jennifer de Paula, especialista em Marketing.
Para a especialista o participante tem uma soma infalível quando se trata em poder de convencimento. “Atuação, observação para uma análise ampla das situações dentro da casa, coerência e excelentes justificativas com sua comunicação clara e objetiva. Um verdadeiro “Don Juan” do Marketing pessoal”.
A eficácia das técnicas utilizadas pelo Arthur, sendo elas: a reciprocidade, pois as pessoas gostam de retribuir favores e gentilezas, como em sua execução constante nas atividades da casa ou até mesmo quando ensinou Jade Picon a utilizar uma vassoura; a afeição quando encontra pontos em comum com outros participantes e desabafa sobre seus próprios erros como uma forma de dizer “vocês não erram sozinhos”; o compromisso e coerência com o jogo, pois a edição precisa de participantes que realmente se importam com o programa e não apenas com o ganho de seguidores que ele pode gerar.
Tudo isso tem feito Arthur mostrar que não importa o tamanho de sua “crise”, ela pode ser revertida com uma estratégia impecável de Marketing e de Gestão Crises, assim como outros participantes já eliminados que souberam transformar o lado negativo de seus atos em um novo recomeço.